Um conjunto alargado de iniciativas de carácter religioso e social é o que a paróquia de Fátima vai promover durante o mês de Outubro.
No contexto da preparação do 100 anos das Aparições, toda a comunidade vai viver o “Mês do Rosário” como experiência marcante daquele momento histórico especial que esta região se prepara para viver.
Assim, a partida foi dada no passado dia 3, com a oração do Rosário, nos Valinhos, seguida de Eucaristia na capela do Calvário Húngaro.
No dia seguinte, a Eucaristia dominical foi o ponto de partida para o envio solene da imagem de Nossa Senhora do Rosário, que vai percorrer as comunidades da paróquia, até perto do final do mês. O itinerário será: Giesteira (4 a 6), Boleiros (6 a 9), Maxieira (9 a 12), Ortiga (12 a 15), Montelo (15 a 18), Lombo d’Água (18 a 21), Moita Redonda (21 a 24), capela das Irmãs Reparadoras (24 a 25) e regresso em procissão até à igreja matriz, no dia 25 de outubro. Em cada um dos lugares, far-se-á o rito de acolhimento, diversos momentos de oração e o rito de despedida.
Mas outras iniciativas marcarão este programa mensal: para o dia 7 estava agendada a conferência “A atualidade do Rosário”, pelo frei José Carlos Lucas; a 17 será a vez de ouvir o testemunho “Sob o impulso da Graça”, por Helena Lobato, que foi recentemente batizada pelo Papa Francisco; no dia 18, a Eucaristia na igreja paroquial incluirá a Unção dos Doentes; no dia 28, pelas 21h00, espera-se o ator Ruy de Carvalho, com um testemunho humano e cristão designado “Construir solidamente”.
O “mês do Rosário” termina a 31 de outubro, com Eucaristia e uma sessão de encerramento dinamizada pelo grupo de jovens “Somos Um”, pelos escuteiros da paróquia e por um grupo de nascidos em 1975.