Mercado de Sant’Ana encheu-se de solidariedade

A operação “10 Milhões de estrelas – um gesto pela paz” arrancou na diocese de Leiria-Fátima no passado domingo, dia 24 de novembro. O momento foi de festa e reuniu, no Mercado de Sant’Ana, mais de 500 pessoas numa tarde solidária e cultural que terminou às 20h00.

A iniciativa foi promovida pela Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima e contou com o apoio de diversas instituições e empresas. Com o título “A Solidariedade brilha no Mercado Sant´Ana”, o evento foi dinamizado por cerca de 30 voluntários da instituição que animaram espaços como a feira solidária, quermesse, venda de artesanato, bar e o espaço para os mais novos. Entre bancas solidárias e espetáculos culturais os participantes contribuíram para a angariação de cerca de “mil e quinhentos euros, que irá reforçar o fundo de luta contra a pobreza da instituição”, refere a Cáritas Diocesana de Leiria agradecendo a todos os que apoiaram o evento.

Júlio Martins, presidente da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima considera que “a festa correu bastante bem” e que “passaram muitas pessoas pelo Mercado  de Sant’Ana, o que demonstra que a comunidade está sensível à solidariedade”. “Era nosso objetivo desenvolver uma atividade que evidenciasse a vela como um gesto de paz”, diz Júlio Martins acrescentado que “ao mesmo tempo queríamos que a festa tivesse um cunho de solidariedade, porque o que também está em causa é a recolha de fundos a reverter a favor dos mais desfavorecidos da nossa diocese e do apoio às vítimas do conflito sírio”.

Júlio Martins acredita que “as pessoas não vieram apenas para a festa, vieram também por solidariedade”. “As pessoas têm consciência que a festa é da Cáritas: a instituição que está na rua, junto das pessoas em dificuldade”, conclui.

Uma vela pela Paz

Com a operação “10 Milhões de estrelas – um gesto pela paz”, a Cáritas propõe que até ao Natal se acenda em cada lar uma vela em nome da justiça, solidariedade e da paz.

Este ano, a Cáritas Portuguesa tem como objetivo vender este ano mais de 500.000 velas cujas verbas reverterão em 65% a favor das famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica através das Cáritas Diocesanas e, em 35%, para uma causa internacional, este ano focada nas vítimas do conflito da Síria.

Na diocese Leiria-Fátima as velas podem ser adquiridas na sede da Cáritas Diocesana, nas paróquias, na Gráfica de Leiria e em todas as lojas do Santuário de Fátima.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.