Mensagem de Fátima é “denúncia forte” do pecado do mundo

A mensagem de Fátima é “depois das Escrituras” a “denúncia mais forte e impressionante do pecado do mundo, que convida toda a Igreja e o mundo a um sério exame de consciência”, disse o Bispo de Leiria-Fátima na Oração de Sapiência que proferiu na sessão académica das comemorações do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa, no passado dia 5 de fevereiro.

A ocasião foi ainda marcada pela presença da Imagem da Virgem Peregrina nesta instituição, inserida na visita à Diocese de Lisboa.

Intitulada “Fátima, mensagem de misericórdia e de esperança para o mundo”, a oração de sapiência de D. António Marto sublinhou a importância e a atualidade da mensagem de Fátima, sobretudo à luz do mundo atual. “O que impressiona e causa espanto é que o contexto e o conteúdo da mensagem não se restringem a um caminho de fé pessoal dos pequenos videntes, a uma circunstância particular do seu país ou a uma determinada verdade da fé em questão”, disse, apontando que “o seu horizonte é de alcance histórico e mundial: situa-se no centro das preocupações mundiais e dos acontecimentos históricos mais trágicos do século XX”. Nesse contexto, “talvez só hoje, à distância de um século, estejamos em condições de compreender com maior profundidade a verdade e todo o alcance desta mensagem”, considerou o Bispo.

A mensagem de Fátima contempla “com lucidez e amargura esta tumultuosa e dramática vicissitude histórica” e “só quem tem o sentido forte da dignidade do homem perante Deus, do seu destino eterno, pode compreender quão grande é a tragédia do pecado e como a perda do sentido do pecado é, no mais profundo, a perda do sentido de tudo aquilo que é verdadeiramente humano”. Perante esta situação da “humanidade ferida”, a mensagem é “porta-voz do clamor das vítimas” e torna-se um “convite a ler a história a partir das vítimas, a deter-se perante o mistério do homem diante do mistério de Deus”, disse D. António Marto.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.