Mensagem de Fátima conduz ao “coração da revelação”

A “importância e atualidade” da Mensagem de Fátima reside no facto de “conduzir à revelação do amor de Deus e reflectir o coração da revelação, o núcleo do Evangelho”. A afirmação é do padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, na apresentação que fez na Assembleia Diocesana, no passado dia 2 de Outubro.

Para concretizar esse pensamento, indicou seis características fundamentais da Mensagem de Fátima, a primeira das quais é apontar para a centralidade de Deus – Santíssima Trindade. Tanto naquela época marcada pelo ateísmo, como hoje “em que se tentam tirar as marcas de Deus do espaço público”, a proposta de Fátima é a atitude de adoração. Outra é o carácter cristocêntrico e pascal da Mensagem de Fátima, que se manifesta “sobretudo pela via sacramental”, mas também pela “presença eucarística de Cristo na adoração fora das celebrações”.

A dimensão eclesial foi a terceira abordada pelo reitor, apontando aos conteúdos da revelação feita por Nossa Senhora em Fátima, como as referências ao “Bispo vestido de branco” e o pedido a que se edificasse uma capela no local das aparições, bem como à experiência de Igreja que é promovida pelo Santuário nas celebrações comunitárias e na sua união e comunhão com o Papa.

Em quarto lugar, o apelo à conversão e à penitência, que repete o início da pregação de Jesus: “convertei-vos e acreditai”. Em Fátima, expressa-se de modo particular na peregrinação, “um itinerário de conversão, de quem vai a um lugar diferente para voltar de lá diferente”. E também na reparação, atitude de quem ama a Deus e “não suporta que Ele seja ultrajado, nem se resigna perante o mal”.

A solidariedade e o compromisso com irmão é outra particularidade da Mensagem de Fátima, logo no “apelo à oração e sacrifício pela conversão dos pecadores”, mas também nos “gestos de partilha como os mais necessitados e na atenção especial aos doentes”.

Por fim, a evidente dimensão mariana, que não se desliga nunca da dimensão cristã, como se depreende da imagem do Imaculado Coração de Maria sempre acompanhado pelo Sagrado Coração de Jesus. A devoção dos primeiros sábados torna especialmente viva esta ligação e “está a ser uma das apostas do Santuário”.

Em jeito de resumo, o padre Carlos Cabecinhas considerou que a Mensagem de Fátima é “sobretudo um apelo a viver a espiritualidade, que vai além das devoções e não pode confundir-se com qualquer espiritualismo, mas é levar cada batizado a viver segundo o Espírito e a configurar-se com Cristo”. Para o reitor, essa é a atual responsabilidade e o maior desafio pastoral do Santuário”. 

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress