Mensagem de D. José Ornelas: Dia da Igreja Diocesana

No próximo domingo, dia 1 de outubro, celebramos o dia da Igreja Diocesana em plena caminhada sinodal.

Caríssimos irmãos, irmãs da Diocese de Leiria-Fátima,

Iniciámos, no passado dia 23 de setembro, o novo projeto pastoral diocesano, que tem por tema “Pelo Batismo, somos Igreja viva”, com a participação de quase duas centenas de membros da nossa Igreja diocesana (leigos, sacerdotes e religiosos).

Com esta Assembleia diocesana, quisemos que os agentes pastorais interiorizassem e se apropriassem da temática e dinâmica deste projeto que vai marcar o próximo triénio (2023 a 2026). A Carta Pastoral que o fundamenta e apresenta, bem como o programa pastoral que o concretiza, seguirão dentro de dias.

No próximo domingo, dia 1 de outubro, celebramos o dia da Igreja Diocesana, nas diferentes comunidades que a integram, em plena caminhada sinodal, na qual todos somos chamados a ter parte ativa. Junto seguem algumas sugestões do Serviço Diocesano de Liturgia para melhor vivermos este dia. O peditório das missas vespertinas e dominicais desse dia reverte para ajuda à vida pastoral da Diocese.

No próximo dia 4 de outubro, começa, em Roma, a primeira sessão da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos, que tem por tema: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão” onde irei participar, a partir da data em que vos escrevo, no programa preparatório. É um acontecimento de primeira importância para toda a Igreja, que se insere no caminho sinodal, em que também nós participamos, como paróquias e como Diocese, nestes dois últimos anos.

Acompanhemos com atenção e oração estes projetos da nossa Diocese e de toda a Igreja, pedindo ao Senhor, Bom Pastor, que nos guie neste caminho, pela luz do Seu Espírito, seguindo o exemplo e as atitudes de Maria, Mãe da Igreja e de Santo Agostinho, nossos padroeiros.

† José Ornelas Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima

Carta
https://drive.google.com/file/d/1hWM4B86x02dwP0HUvStuCYTdHVyJ9MVR

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia