Mensagem de D. António Marto para a Semana dos Seminários 2020

De 1 a 8 de novembro, celebra-se a Semana dos Seminários, este ano com o tema “Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele” (Mc 3,13). Esta palavra evangélica remete-nos para a origem de cada vocação, que é sempre o encontro pessoal com Cristo.
Armas Bispo 200px

Eucaristia é fonte e alimento de vocações sacerdotais

Caros diocesanos, irmãos e irmãs no Senhor

De 1 a 8 de novembro, celebra-se a Semana dos Seminários, este ano com o tema “Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele” (Mc 3,13). Esta palavra evangélica remete-nos para a origem de cada vocação, que é sempre o encontro pessoal com Cristo. Ele chama pelo nome e atrai para si, livremente, quem se sente tocado no íntimo pelo seu amor e aceita andar na sua companhia. Foi assim na história dos primeiros discípulos referidos pelo evangelho. O mesmo acontece hoje com cada vocação sacerdotal, para se tornar ministro de Cristo e ser enviado a levar a misericórdia e a ternura de Deus a todos e ajudar a formar comunidades cristãs que cresçam na fé e testemunhem a fraternidade.

A semana anualmente dedicada ao Seminário constitui um apelo ao interesse e empenho de toda a comunidade diocesana para dar apoio às vocações sacerdotais e manifestar o seu afeto e colaboração com a instituição onde elas amadurecem e se preparam os futuros pastores para as comunidades cristãs. Na recente carta pastoral “Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos” (n. 25), já chamei a atenção para a atual escassez de padres na Diocese e para a importância do seu ministério como “garantia da presença sacramental de Cristo nos diversos tempos e lugares”. E afirmei que “as vocações nascem e amadurecem na comunhão e amizade com Jesus através do encontro com Ele na Palavra e particularmente no sacramento da Eucaristia, num clima de oração”. Daí o meu pedido a cada paróquia para “constituir ou revitalizar um grupo paroquial de apoio às vocações, concretamente através da adoração eucarística.” E o apelo a “cada padre” para que “tome a peito a preocupação de encontrar continuadores para o exercício do ministério” através do seu testemunho alegre e contagiante. 

Precisamos de criar ambientes propícios de vivência da fé com entusiasmo nas famílias e nas comunidades cristãs e de mediadores capazes de despertar nos adolescentes e jovens o desejo e abertura à graça da vocação sacerdotal. As vocações sacerdotais têm a sua origem nas comunidades cristãs e a elas voltam como pastores, em nome do Senhor. São, portanto, dons preciosos do Senhor que nos enchem de alegria! Daí a importância de criar laços de afeto, apoio e colaboração com o Seminário e seus responsáveis.

Apelo, por isso, aos sacerdotes, aos pais, aos catequistas, aos animadores de movimentos e grupos e às religiosas que tomem iniciativas oportunas e colaborem também com o Seminário, nomeadamente através da chamada “família de oração pelo Seminário”, a FOS, participando na oração mensal pelas vocações sacerdotais ou fazendo-a em casa ou na comunidade com o subsídio publicado. E também, de modo particular, dirigindo convites pessoais a adolescentes e jovens para os encontros vocacionais

Lembro ainda o ofertório para o Seminário, que terá lugar no próximo dia 8, convidando a fazer da própria oferta um ato de confiança e gratidão ao Senhor pelos sacerdotes que se entregam generosamente ao serviço dos irmãos.

Confiamos a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do nosso Seminário, e aos santos Pastorinhos, os nossos seminaristas, os seminaristas em família e quantos os acompanham na sua formação. 

Leiria, 30 de outubro de 2020. 

† Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

Mensagem:
https://bit.ly/34E1OY6

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.