Marrazes: Festa da Primeira Comunhão

Trouxeram sementes de trigo ao altar, deixaram flores na imagem de Nossa Senhora e ajudaram no ofertório, os 12 adolescentes do 3.º ano da catequese que, no passado domingo 7 de maio, Dia da Mãe, foram chamados à Primeira Comunhão, na igreja paroquial dos Marrazes.

“Eu sou a porta, quem entrar por Mim será salvo. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida.” O que Jesus veio trazer? Citando o Evangelho, foi o que perguntou o vigário paroquial, padre Tiago Silva, às crianças da catequese sentadas no banco da frente, depois de no início da Eucaristia terem entrado pela porta principal da igreja, com a cruz e os vasos com as sementes de trigo. E o que é o pão da vida? Na homilia, o padre Tiago Silva explicou que “é o pão da sobrevivência, e que Jesus veio fazer-Se no pão a vida, a força, e a felicidade, para amar. O pão que é o símbolo do alimento”.

Com a ajuda das catequistas, os jovens enfeitaram a igreja, foram ao ambão ler as leituras bíblicas, participaram na Missa, trouxeram pais, padrinhos e familiares, e encheram a igreja. “Mãe olha para mim e ensina-me a rezar”, apelou, já perto do final, Tiago Silva às crianças, que não esquecendo o Dia da Mãe o dissessem em coro, antes de rezarem a Avé-Maria, numa cerimónia que contou com a ajuda dos acólitos e com a habitual colaboração do grupo coral da igreja.

Pedro Carvalheiro Silva (colaboração)

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress