Marrazes: Catequese em Fátima “À Descoberta da Mensagem”

Vinte adolescentes do 7.º ao 10.º ano da catequese dos Marrazes e duas catequistas participaram no Encontro Diocesano de Adolescentes (ENDIAD) do passado sábado, dia 29 de abril, num encontro que juntou em Fátima cerca de 800 adolescentes de toda a Diocese Leiria-Fátima.

A 13 dias da visita do Papa Francisco, à chegada ao Santuário de Fátima, com tempo de sol, o almoço volante dos jovens antecipou o “check-in”, a recolha do material para o jogo “À Descoberta da Mensagem”, na Casa de São Bento de Labre. Depois, pelas 15h30, participaram na Eucaristia presidida por D. António Marto, na Basílica da Santíssima Trindade.

Segundo o testemunho de uma catequista, já a jogar nas imediações do Santuário, numa das nove partes do jogo, chamada o “posto do sol”, havia seis cilindros, cada um com uma mensagem, em que um dos “repórteres” (o nome dado aos jogadores) ia decifrando através de mímica aos restantes, que tinham de adivinhar a mensagem existente em cada cilindro. No final, representava uma só palavra: “Misericórdia”.

Ao longo dos postos, os “repórteres” iam trocando a “dezena” feita com a cor da sua vigararia. O fundamento do jogo consistiu na pesquisa de palavras chave e era relacionado com a vida dos Pastorinhos e a Mensagem de Fátima, onde os adolescentes foram chamados a relatar numa folha de papel uma das suas experiências de vida.

Pelas 19h45, os adolescentes e as catequistas retomaram à Casa de São Bento de Labre, onde levantaram as velas e os terços para participarem na procissão que marcou o encerramento do ENDIAD.

2017-05-02 marrazes2

Pedro Carvalheiro Silva (colaboração)

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente