“Não se contentem só em vir cá [à igreja] fazer umas oraçõezitas e vir à missa de vez em quando.”
“Sejam agentes transformadores deste planeta que precisa de ser cuidado e amado.”
“Ser cristão é cuidar, é dar vida, é transformar a vida à nossa volta, como fez Jesus.”
“Façam como diz o Papa Francisco aos jovens: saiam do sofá!” Desde o Batismo, “o vosso nome está escrito no coração de Deus.”
“Todos juntos fazemos a Igreja num mundo que precisa de esperança e de sangue novo.”
“Utilizem a tecnologia que têm à vossa volta, mas, especialmente, a tecnologia dos ensinamentos de Jesus.”
“Ele conta convosco!”
Todas estas palavras, e tantas outras, foram dirigidas aos crismandos e a toda a assembleia presente pelo nosso Bispo, D. José Ornelas, no domingo passado, dia 24 de novembro, na celebração do sacramento do Crisma. Dezassete jovens que fizeram o seu percurso de catequese e cinco adultos que completaram o percurso de formação de adultos quiseram receber este sacramento. Quiseram renovar o compromisso do seu Batismo, receber o Espírito Santo que move tudo à nossa volta e que confirma em cada coração os seus dons, permitindo-lhes, se assim o desejarem, dar frutos.
“Os sacramentos são uma semente. Temos de os fazer crescer!”, dizia o Sr. Bispo.
“Sejam gente que leva vida no coração.”
“Recebem um diploma… um certificado de start-up.”
Agora, que possam seguir as suas vidas como os discípulos pelo mundo, levando a palavra e o amor de Deus na cabeça, no coração, na boca, nos olhos e nas mãos.
Testemunhos sobre o Crisma
“Relativamente ao dia do meu Crisma, gostei muito. Foi mesmo gratificante, e as palavras do Sr. Bispo tocaram-me no coração. Por isso, deram-me mais motivação para continuar ativa na Igreja.” (Lara Dias)
“Em relação ao Crisma, como madrinha, senti-me acolhida. Foi muito inspirador ouvir as palavras sábias do Sr. Bispo, que conseguiu tocar no coração dos jovens! Foi uma cerimónia lindíssima e muito bem organizada. Estão todos de parabéns!” (Dora, mãe da Lara)
“Como mãe, foi gratificante ver o percurso da minha filha culminar neste dia tão especial, o Crisma. Obrigada a todos por tornarem esta cerimónia possível.
Agradecimento especial à catequista, que nunca deixou os nossos filhos desmotivarem e os acompanhou sempre da melhor maneira!” (Dora da Cruz, mãe)
Um agradecimento especial a todos os catequistas que colaboraram no crescimento na fé dos jovens crismados e às suas famílias por não desistirem. Um agradecimento aos nossos padres, ao coro e a toda a equipa envolvida no término deste percurso, que esperamos ser o início de um novo, com uma participação ativa na Igreja e no mundo, levando sempre Jesus Cristo no coração e nas ações.
Um agradecimento muito especial também ao nosso Bispo, D. José Ornelas, pela sua alegre presença e mensagem de esperança.
Viviana Cordeiro