No passado domingo, dia 28 de maio, foi convocada a comunidade cristã da Marinha Grande para o canto de Vésperas da Ascensão do Senhor e tomada de posse dos novos membros do Conselho Pastoral Paroquial e Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos.
Na mesma celebração tomou posse a nova Comissão da Igreja Paroquial, tendo as restantes comissões das igrejas não paroquiais feito esse ato nas respetivas comunidades.
“A Igreja não é dos padres, mas de todos; os leigos são Igreja e sem estes não há Igreja, sendo diferentes da hierarquia, não pela dignidade, em que todos são iguais, mas pelo serviço que prestam”, referiu o pároco, padre Armindo Ferreira, na ocasião. Nesse sentido, tem procurado que “os órgãos de participação sejam meio eficaz para dar voz e vez aos leigos que integram a paróquia”.
A celebração terminou em convívio à volta da mesa, numa expressão de “cristianismo vivido e convivido”.
Encerramento de atividades
A paróquia da Marinha Grande vai realizar uma festa de encerramento das atividades pastorais, no domingo 4 de junho, integrada nas festas da cidade promovidas pela Câmara. As crianças e catequistas começarão as atividades às 09h00, no parque da Cerca, onde será a celebração da Missa, às 11h00. Para o almoço, sugere-se a distribuição dos participantes pelas tasquinhas montadas no parque pelas diversas associações da freguesia.
Apesar deste “encerramento”, sobretudo dedicado à catequese, haverá ainda algumas iniciativas antes do verão, como um passeio dos catequistas, no dia 17 de junho, e a festa do doente e do idoso, no dia 25, organizada pela Conferência de S. Vicente de Paulo.