Cerca de 800 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram em Fátima, de 1 a 4 de agosto, no encontro anual denominado “mariápolis” (cidade de Maria), promovido pelo Movimento dos Focolares.
Tendo o amor ao próximo como a “lei” da ação e da relação entre os participantes e com os outros, o programa de atividades e de experiências decorreu à volta de quatro temas: cultura do encontro, inventar a paz, cultura da confiança – o perdão, e mistério de comunhão – a Eucaristia. Através de meditações da espiritualidade da unidade segundo o carisma de Chiara Lubich, celebrações, partilha de experiências pessoais concretas, música, fóruns de reflexão e debate, visitas e jogos, e encontros de grupos, os “mariapolitas” puderam construir relações fraternas e experimentar como se pode concretizar a vivência do Evangelho no quotidiano da família, do trabalho, nas relações sociais, transformando positivamente o próprio ambiente.
No final, ficou o apelo a construir com outros relações de confiança, reconciliação e comunhão praticando o amor no dia a dia segundo o exemplo e a palavra de Jesus.