Mais de 2000 rezaram pela paz, em Fátima, com D. António Marto

Em resposta ao apelo do Papa Fancisco, a diocese de Leiria-Fátima celebrou uma vigília de oração na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, no passado dia 7 de setembro.

O convite à participação nesta grande oração pela paz foi lançado a todos os diocesanos e estendido às paróquias, comunidades religiosas e todos os grupos eclesiais no sentido de proporcionarem da melhor forma que lhes fosse possível a oração pessoal ou de grupos.

Na alocução do Angelus de Domingo, dia 1 de Setembro, o Papa Francisco anunciou a sua decisão de “convocar para toda a Igreja, no dia 7 de setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Médio Oriente, e no mundo inteiro”, e convidou também a unirem-se a esta iniciativa, no modo que considerassem mais oportuno, os irmãos cristãos não católicos, aqueles que pertencessem a outras religiões e os homens de boa vontade… “Peço a todas as Igrejas particulares que, além de viver este dia de jejum, organizem algum ato litúrgico por esta intenção”. Anunciou também que ele próprio iria presidir a uma vigília de oração pela paz, na Praça de S. Pedro, das 19 às 23 horas.

Em resposta a este apelo, a diocese de Leiria-Fátima celebrou uma vigília de oração na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima. O convite à participação nesta grande oração pela paz foi lançado a todos os diocesanos e estendido às paróquias, comunidades religiosas e todos os grupos eclesiais no sentido de proporcionarem da melhor forma que lhes fosse possível a oração pessoal ou de grupos.

A iniciativa contou com a normal recitação do terço e procissão de velas, seguida da exposição e adoração do Santíssimo Sacramento com oração silenciosa, textos de meditação, cânticos e bênção final.

 

A oração é uma ‘arma’ poderosa

Presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, a vigília, na Capelinha das Aparições, contou com a participação de mais de duas mil pessoas, algumas em peregrinação, outras residentes nas comunidades vizinhas ao Santuário.

“Foi um momento intenso de oração, que nos fez sentir unidos ao Santo Padre que em Roma presidia também a uma vigília de oração; estivemos unidos com todos os povos atingidos pelo flagelo da guerra e unidos com todos os cristãos que, no mundo inteiro, acolheram o apelo do Papa Francisco”, referiu o reitor do Santuário.

Ao redor da Capelinha das Aparições ou sentados na escadaria da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, foram muitos os que se associaram a este momento que procurou sobretudo fazer-se eco do apelo lançado pelo Santo Padre Francisco ao mundo e que se pode resumir na exortação “Queremos a paz… Nunca mais a guerra”.

“A oração é a ‘arma’ dos pobres e dos pacíficos, que sabem que a violência nunca gera paz nem harmonia”, sublinhou o reitor do Santuário de Fátima nessa noite.

Ainda a propósito desta iniciativa do Papa, o reitor do Santuário de Fátima disse, que “a oração é uma ‘arma’ poderosa, com uma eficácia única, porque garantida por Deus.”

Em nota de imprensa o padre Carlos Cabecinhas referiu que “A oração é caminho de unidade e de paz. E esta é uma das dimensões irrenunciáveis da mensagem de Fátima, em que o apelo à oração é constante e que nos ajuda a tomar consciência da força e da importância da oração”.

No decorrer de sábado, todas as missas e rosários inscritos no programa oficial do Santuário de Fátima tiveram como intenção a paz na Síria, no Médio Oriente e no mundo inteiro. Para o reitor do Santuário, “o momento culminante da jornada foi a vigília de oração, que congregou tantos peregrinos de tantos países”.

Recordou ainda que, por ser um dos conteúdos da própria mensagem de Fátima, a oração pela paz é, neste local, prática habitual.

A vigília foi transmitida em direto através da página oficial do Santuário de Fátima, em www.fatima.pt.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.