Maestros e cantores em Academia Coral de Verão

Cerca de 40 pessoas participaram na Academia Coral de Verão, uma semana de formação intensiva que decorreu de 30 de junho a 7 de julho, no Seminário de Leiria.

Promovido pela Music Academy, de Leiria, esta foi a primeira edição de uma proposta que “pretende tornar-se num programa de formação a repetir anualmente”, refere Jorge Narciso, mentor da iniciativa.

O programa formativo dividiu-se em três áreas, indo ao encontro dos vários tipos de procura por parte das pessoas que dirigem ou integram grupos corais, sejam profissionais ou amadores. A maioria dos participantes, aliás, eram provenientes dos grupos corais litúrgicos de várias comunidades da Diocese.

A direção coral foi a área principal, contando com a orientação de Paulo Vassalo Lourenço, diretor artístico que é coordenador do Mestrado em Direção Coral da Escola Superior de Música de Lisboa e maestro assistente do Coro Gulbenkian. Foram oito os “alunos” que decidiram aperfeiçoar os seus conhecimentos com este reputado professor, com várias outras pessoas a aproveitar para assistir às aulas, n uma média de 9 horas diárias.

Também a área de técnica vocal contou com a orientação de um reputado especialista, Manuel Rebelo, músico com uma vasta formação e experiência profissional, desde o pop ao jazz e até à ópera. Além dos 13 alunos que tiveram formação “personalizada”, toda a turma aproveitou também desta oferta em aulas de conjunto.

O organista titular da Sé de Leiria, João Santos, acompanhou também o grupo, embora as inscrições para a área de órgão não tivessem recebido inscrições. Nada que preocupe o organizador, pois “foi uma primeira experiência que correu acima das expectativas e estamos certos de que irá crescer no futuro”. Jorge Narciso sublinha, “sobretudo, o grupo de amigos que se criou, em trabalho exigente, mas também divertido, que muitos já indicaram querer repetir; portanto, para o ano há mais”.

O resultado foi apresentado no Solar dos Ataídes, no sábado, com um concerto em que todos os maestros e coralistas mostraram os seus dotes e aprendizagens. E, no final, receberam os respetivos diplomas.ß

LMF

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.