Maceira acolheu 1400 escuteiros a celebrar o Dia de BP

http://lefa.pt/?p=2172

Cumprindo um hábito de muitos anos, a Região de Leiria do Corpo Nacional de Escutas (CNE) assinalou em festa o Dia de BP, aniversário natalício (158.º) de Baden-Powell, no passado dia 22 de fevereiro.

A paróquia da Maceira foi o local escolhido para a festa, com o Agrupamento local a assumir a parceira na organização, num ano em que comemora o 30.º aniversário da sua fundação. Ainda quanto a aniversários, este é um ano especial para o CNE Regional de Leiria, a comemorar os 90 anos da sua instituição.

Cerca de 1400 escuteiros marcaram presença neste dia, que começou com a Missa presidida pelo Bispo diocesano, às 10h00. D. António Marto deu o mote para a atividade, sublinhando a importância do amor na família e da comunicação alegre entre todos, como expressão da amizade que deve unir os cristãos.

Também houve família neste Dia de BP, pois cerca de duas centenas de pais participaram em atividades específicas, como um fórum sobre “Família e Educação” e um jogo pelas ruas da freguesia.

Em jogos andaram também os escuteiros, num misto de formação e divertimento, culminando, ao final da tarde, na celebração de encerramento. Aí, além dos prémios para os vencedores, houve música e palavras de exaltação do espírito escutista. O chefe e o assistente regionais, respectivamente, Pedro Ascenso e padre José Henrique, sublinharam o modo dinâmico e participado como decorreu o dia, com a colaboração de cada um dos agrupamentos e respectivos membros, bem como de diversas instituições locais, como a paróquia, a junta de freguesia e a Filarmónica da Maceira, que animou musicalmente alguns momentos. Sublinharam ainda que este era apenas o início das comemorações dos 90 anos do CNE da Região de Leiria, havendo ao longo do ano algumas iniciativas a que todos são convidados, sendo a mais próxima a Peregrinação Diocesana, no fim de semana de 21 e 22 de março.

Presente em Leiria esteve o Chefe Nacional do CNE, Norberto Correia, que lembrou o outro nome deste desta efeméride, o Dia do Pensamento, “dia de pensar nos outros escuteiros, de gostar mais dos colegas e companheiros que abraçam a mesma causa de fazer deste um mundo melhor”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress