Luz da Paz de Belém chegou a Leiria

Desde 1989, a televisão pública da Áustria, em conjunto com os escuteiros e guias daquele país, escolhe uma criança, pela inocência e pureza que transmite, para se deslocar até à gruta de Belém e recolher uma chama. Daí, é transportada para Viena, onde se realiza uma cerimónia de intenso simbolismo, na qual a chama é partilhada com delegações de escuteiros de vários países.

Foi a esta cerimónia que uma delegação portuguesa do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português se associou, transportando a luz até ao nosso país no dia 13 de dezembro. Já em Portugal, na igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa, mais de um milhar de escuteiros nacionais participaram na cerimónia de partilha desta “Luz da Paz de Belém”, entre os quais cinco guias de Leiria-Fátima: Pedro Ascenso, chefe regional, António Brito, chefe regional adjunto, o padre José Henrique Pedrosa, assistente regional, Isabel Gaio, secretária da ação educativa, e Tânia Ferreira, dirigente no agrupamento da Memória.

No dia seguinte, na igreja de S. Pedro, junto ao castelo de Leiria, realizou-se a cerimónia local de distribuição da Luz de Belém por cada um dos 34 agrupamentos de escuteiros que pertencem à Região. Numa celebração presidida pelo vigário geral, padre Jorge Guarda, os dirigentes dos vários agrupamentos acenderam a sua vela na Luz que percorreu muitos quilómetros até chegar à nossa cidade.

“A partilha da Luz da Paz de Belém é oportunidade de encontro dos escuteiros com as pessoas que os rodeiam, oferecendo o calor e beleza que vem do acolhimento do Menino Jesus. De Belém até aos confins da terra, a todos os recantos do nosso mundo”, referiu à agência Ecclesia, o assistente nacional do CNE, padre Luís Marinho. Em nota enviada ao PRESENTE, o chefe regional, Pedro Ascenso, comenta que “esta luz representa a vontade que cada um sente e a missão que cada um assume de transmitir a Luz que é Cristo”.

Também a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima se associou a esta cerimónia, num mesmo compromisso de luta pela paz no mundo que assume com a campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.