Luca Antoniotti em concerto na Sé de Leiria

A paróquia de Leiria vai organizar, no Grande Órgão da Catedral, no próximo dia 1 de junho, às 16h00, um concerto com o conceituado organista Luca Antoniotti, com entradas grátis. Serão apresentadas obras de P. Du Mage (1674-1751), F. Roberday (1624-1680), F. Couperin (1668-1733) e J.S. Bach (1685-1750).

Luca Antoniotti nasceu em Vercelli, Itália. Obteve o Diploma de Órgão e Composição Organística no Conservatório de Turim na classe de L. Fornero (1987). Em Genebra obteve, em 1990, um Primeiro Prémio em Órgão e o Prémio Barblan sob a orientação de Lionel Rogg, no Conservatório Superior. Paralelamente, estudou baixo continuo e música antiga (C. Jaccottet) e Direção de Coro (classe de Michel Corboz). Frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento e masterclasses em Itália e no estrangeiro, com T. Koopman, L.F. Tagliavini, M. Radulescu, Daniel Roth, P. Kee, E. Kooiman. Provavelmente, é o organista italiano mais premiado em concursos internacionais, com cerca de 15 prémios, entre os quais: Leipzig (Prémio Bach, 1992), St. Albans (1991), Bruges (1991 e1994), Carouge (1990), Paisley (1990), 1.° Prémio do Concurso Internacional Suiço em 1997, 1.° Prémio do Concurso Internacional de Roma em 1997… Efetuou gravações discográficas e gravações para a RAI-TV, Rádio Suisse Romande, Bayerische Rundfunk, Rádio Belga e NBC. Desenvolve uma intensa atividade concertística em importantes sedes internacionais: Berlim (Schauspielhaus), St. Bavo Haarlem, Catedral St. Albans, Catedral de Riga, Leipzig (Gewandhaus Thomaskirche), Bruges (Festival da Flandres), Semanas Musicais de Nuremberga, Filarmónica de S. Petersburgo, Genebra (Victoria Hall e Catedral), King’s College de Cambridge e Festival de Órgão de Calgary.

Depois de doze anos de atividade na Suiça, transferiu-se para Portugal, onde ensinou Órgão, Música da Câmara, Improvisação e Organologia na Universidade Católica do Porto, de 2000 a 2009. Atualmente é docente de Órgão no Conservatório di Udine.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.