Realizou-se nos dias 23 e 24 de junho a atividade de encerramento do ano escutista dos lobitos do agrupamento 1226 Bajouca.
A atividade teve início no dia 23 à noite, em Porto de Mós, com o objetivo de os lobitos ajudarem a Racxa e a Baguera a ajudar uns meninos que se tinham perdido na selva e não sabiam voltar para suas casas. A atividade começou com a apresentação do imaginário, passando, de seguida, para um jogo noturno onde destacamos a passagem que vai existir de 6 lobitos para os exploradores no próximo ano escutista. No final da noite, os lobitos ainda tiveram um mini convívio, com direito a assar marshmallows.
No dia 24, os lobitos começaram por ir a pé em direção ao jardim de Porto de Mós. Lá, tiveram de capturar todos os animais que queriam fazer mal aos meninos, para assim os mesmos conseguirem voltar para as suas casas. Depois deste jogo, foram para o castelo de Porto de Mós, onde era a “suposta casa” dos meninos perdidos. Foi possível visitar o castelo e ainda fazer atividades lúdicas fornecidas pela organização do castelo. No final da visita e dos jogos no castelo, fizeram uma mini reflexão sobre a atividade.
O objetivo da atividade foi cumprido, conseguiram ajudar os meninos a regressar às suas casas. Foi uma atividade muito engraçada e diferente, onde os lobitos conseguiram visitar novos lugares e ganhar novas competências e aprendizagens.