Lobitos de Linda-a-Velha na Quinta do Escuteiro

No dia 31 de março, a Alcateia 51 do agrupamento 626-Linda-a-Velha, partiu em direção à Quinta do Escuteiro-Centro Escutista da região de Leiria-Fátima.

No dia 31 de março, a Alcateia 51 do agrupamento 626-Linda-a-Velha, partiu em direção à Quinta do Escuteiro-Centro Escutista da região de Leiria-Fátima situado na Batalha, para realizar a sua atividade de Páscoa, que se prolongou até domingo, dia 2 de abril. Durante este acampamento, tivemos oportunidade de viver um pouco mais o nosso imaginário: os Minions! 

Os minions, lobitos com idades compreendidas entre os 7 e 10 anos,  já um pouco ensonados, chegaram pelas 23h00 a campo e montaram as suas tendas, arrumaram as suas coisas e foram descansar. 

A alvorada no sábado foi dada às 8h00 pelo Gru. Os minions tomaram o pequeno-almoço (que trouxeram de casa) e, em seguida, fizeram um jogo que lhes permitiu aprender mais coisas sobre a alimentação saudável. Existiam cartões espalhados pelo campo com perguntas que os minions tiveram de procurar. Por cada resposta correta, ganhavam pontos! De seguida, todos os minions se juntaram para discutirem um bocadinho o tema e cada bando teve a oportunidade  de sugerir algumas refeições que considerasse saudáveis que pudessem cozinhar num acampamento. Antes de irem tratar do almoço, os minions aproveitaram o campo para brincarem todos juntos, pois, segundo um dos guias, Francisco Bento: ‘O campo era bem fixe, porque tinha muitas plantas e era verde’. 

Depois, os pequenos seres amarelos tiveram a incrível oportunidade de fazer pizzas no forno a lenha que havia no campo. Dividiram-se em grupos de três e cada trio escolheu os ingredientes que mais gostava para a sua pizza: milho, fiambre, bacon, tomate, manjericão… Foi uma experiência muito engraçada, como testemunha o nosso Guia dos ‘minions’, Miguel Oliveira: ‘Gostei muito de fazer pizzas no forno a lenha!’. Escusado será dizer que esperar que as pizzas  estivessem feitas foi uma ‘tortura’ mas valeu a pena, pois ficaram deliciosas! Além das pizzas,  prepararam umas espetadas de fruta e cada minion fez o seu mini brigadeiro (porque também lhes foi dito que, um doce de vez em quando, não faz mal a ninguém).

À tarde, os minions fizeram um atelier de pioneirismo, onde recordaram os nós direito, de porco  e de pedreiro e aprenderam a fazer o botão em esquadria e a ligação dos tripés. Com isto,  fizeram uma pequena mesa e uma moldura, que utilizaram para tirar fotos em conjunto. 

Num acampamento de Páscoa, não podia faltar uma caça aos ovos. Embora estivesse a chover,  as criaturas amarelas foram descobrir qual era o bando mais atento e que mais ovos conseguia  descobrir. Os verdadeiros vencedores foram os minions mais velhos (animadores), que  apanharam mais ovos! 

Enquanto se fazia o jantar, cada bando preparou a sua peça do fogo de conselho, onde  representaram os momentos chave da Semana Santa.  

Os minions jantaram legumes à brás, lavaram os seus pratos e deram início ao fogo de conselho.  Entre as peças dos bandos e as dinâmicas dos minions mais velhos, passaram um ótimo serão.  De seguida, foi fazer a higiene e descansar. 

Domingo de manhã, a alvorada foi na mesma às 8h00. Os minions vestiram o seu uniforme e foram tomar o pequeno-almoço: pão quentinho que o padeiro tinha ido entregar a campo! Terminada a refeição, preparam-se para um pequeno raid até ao Mosteiro da Batalha para a Eucaristia do Domingo de Ramos. A chuva do dia anterior tinha deixado muitas botas molhadas, pelo que os minions mais velhos andaram a enrolar os nossos pés em sacos de plástico. Estávamos todos a usar ‘as meias da moda’.

A seguir à missa, regressaram à Quinta do Escuteiro onde uma feijoada os aguardava para almoço. Depois de comerem, os seres amarelos foram arrumar as suas coisas e desmontar o campo, tarefas que lhes levou bastante tempo. Pelas 16h30, chegou o seu transporte! Carregaram-no com as suas mochilas e partiram de regresso a Lisboa. 

Foi uma grande atividade que ficará, certamente, na memória de todos os minions, quer pelas  fantásticas pizzas que fizeram, quer pelas únicas ‘meias da moda’, que os acompanharam neste  fim-de-semana. 

Mariana Pinto

Notícias escutistas!

Se quiseres receber no teu e-mail e em tempo real as notícias sobre o escutismo da Região que publicamos aqui, subscreve a nossa newsletter
24 horas para o Senhor
28 de Março
Jubileu das Grávidas
30 de Março
Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress