Lobitos da Cruz da Areia fazem da amizade uma aventura

No passado dia 29 e 30 de junho, a propósito do encerramento do plano de atividades do PIC – Programa Investir na Capacidade, dinamizado pela Câmara Municipal de Leiria, a equipa PIICIE – Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, convidou a Alcateia do agrupamento 776 da Cruz da Areia, a organizar uma atividade em Leiria para lobitos e alunos do PIC, a que chamámos AVENTURA da AMIZADE, com o objetivo de proporcionar uma experiência diferente a estas crianças.

Tudo começou na “floresta encantada” da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação. O grupo de crianças composto por 12 alunos do PIC e 23 lobitos com idades compreendidas entre os 7 e 10 anos, foi dividido em 5 bandos chamados de eucalipto, café, canela, chocolate e limão. Após um jogo de integração, partiram à descoberta do segredo deste lugar.

Seguiram pistas, decifraram códigos e enigmas, que os ajudaram a descobrir os ingredientes secretos da poção da amizade: tolerância, abraços, sorrisos, brincadeira e pozinhos de perlimpimpim. Não faltaram jogos e dinâmicas de grupo que proporcionaram a vivência de cada um destes superpoderes!

No final do dia após uma saborosa refeição, já no Ninho do Corvo – espaço de acolhimento da região escutista de Leiria-Fátima -,  todos nos deliciámos com as  representações apresentadas pelos bandos no nosso “Fogo Conselho” e acabámos com a atividade “Sensações com cor”, onde aprendemos a relaxar em grupo. Ufa! Que dia intenso!

De manhã, todos ficámos boquiabertos, quando percebemos que durante a noite os ingredientes da amizade se tinham transformado, como que por magia, na poção da amizade. Que fixe! Afinal, sem darmos por isso, tornámo-nos verdadeiros “Super-heróis da amizade”. Munidos deste superpoder, e depois de tomar o pequeno-almoço, lá fomos para o jardim de Santo Agostinho, jogar em equipa Tag Rugby, Assalto ao Castelo e refletimos em conjunto acerca do que tínhamos vivido.

Pedro Cordeiro, psicólogo coordenador da equipa PIICIE, diz-nos que “nestes dois dias fomos felizes a brincar, e, ao brincar, transpirámos bem-estar e felicidade! Nestes dois dias fizemos do movimento escutista  e do PIC âncora e de experiências de educação não formal, leme que guiou a nossa aventura. Respirámos natureza, arquitetámos novas amizades, e, através delas, treinámos ser mais empáticos, calorosos e tolerantes. Ligámo-nos uns aos outros, por entre conversas, risos e, também, choro. Fomos equipa, colaborando, partilhando ideias e atividades, com vista a proporcionar momentos de felicidade e prazer a todos. Tudo isto foi possível com o espírito de voluntariado, de entrega e de amor ao próximo partilhado por chefes e pelos monitores do PIC. Trabalhámos em torno de objetivos comuns: desenvolver múltiplas inteligências, descobrir talentos escondidos e construir relações profundas e significativas. Foi uma experiência fantástica para todos, com a certeza de ter voltado de coração cheio. Obrigado agrupamento 776, por excederem as nossas expetativas e por encherem os nossos corações de valores e espiritualidade. Fomos PIC, Fomos Agrupamento 776, fomos equipa. Voltámos maiores, porque crescemos por dentro.”

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.