Livro “Leiria – Cidade e Diocese” recebe prémio da Academia Portuguesa da História

A Academia Portuguesa da História acaba de atribuir o “Prémio História Francisco da Gama Caeiro” à obra “Leiria – Cidade e Diocese. Documentos Fundacionais (1545-1918)”, da autoria do historiador leiriense Saul António Gomes.

Este trabalho de 224 páginas, em formato A4 e capa dura, é uma edição da Textiverso, editora de Leiria, n.º 45 da sua coleção “Tempos & Vidas”, apresentado no Celeiro da Casa do Terreiro, em Leiria, no passado dia 26 de maio. Constitui uma “Edição Comemorativa do Primeiro Centenário da Restauração da Diocese, 1918-2018”.

Recorde-se que a Diocese de Leiria-Fátima apoiou a edição desta obra, através da aquisição de algumas dezenas de exemplares, que distribuiu pelas paróquias e alguns colaboradores. 

Este galardão será entregue pela Academia Portuguesa da História em sessão extraordinária, na tarde do próximo dia 5 de dezembro, no palácio dos Lilases, em Lisboa, bem como outros prémios com que foram distinguidas dez obras de autores nacionais editadas em 2018. 

Com este, são já quatro os prémios que distinguem obras produzidas pela editora leiriense Textiverso: em 2017, o livro “Forais de Leiria”, coordenado cientificamente também por Saul António Gomes, fora distinguido por aquela Academia com o Prémio Fundação António de Almeida, Prémio Joaquim Veríssimo Serrão – 2017, para História; já em 2018, este mesmo “Forais de Leiria” foi considerado como um dos melhores trabalhos de comunicação gráfica deste ano e recebeu o Prémio Papies’2018, na modalidade “Impressão Comercial em Offset Folha-a-folha”, «para a melhor impressão e acabamento de trabalhos de âmbito comercial, produzidos com a tecnologia de offset folha-a-folha», para a Artipol – Artes Gráficas, de Segadães (Águeda); em 2011, o livro bilingue “Le Portail de Santa Maria da Vitória da Batalha et l’art européen de son temps / O Portal de Santa Maria da Vitória da Batalha e a arte europeia do seu tempo”, da autoria de Jean-Marie Guillouët, foi também contemplado por aquela Academia com o Prémio de História Calouste Gulbenkian 2011 – História da Europa.

LMF

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt