No passado dia 8 de Dezembro, na igreja paroquial de São Pedro, realizou-se o encerramento oficial das comemorações dos 500 anos da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós.
Depois da Missa, do almoço de convívio e da oração do Terço, a tarde terminou com uma sessão solene em quer foi apresentado o livro “A Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós – 500 anos de história”, de Saul António Gomes e Kevin Carreira Soares. Trata-se do resultado do trabalho destes dois investigadores que “vasculharam tudo o que encontraram e que ordenaram todos os elementos de interesse para conseguirem fazer uma obra única que, agora, se tornou acessível a todos”.
Segundo o sítio da paróquia de Porto de Mós, “esta obra dá a possibilidade de conhecer de modo profundo e sistemático a história da Santa Casa e, como os próprios autores realçaram, a história das pessoas desta vila e das freguesias limítrofes”, cuja memória de gratidão foi recordada nesta sessão.
Os cerca de duzentos participantes puderam ainda visitar, numa das salas da igreja, a exposição de alguns documentos históricos da Misericórdia local e peças históricas pertencentes à paróquia. Durante a sessão, puderam, ainda, escutar alguns apontamentos musicais de música lírica e barroca, terminando a acompanhar os artistas no Ave Maria de Schubert.