Livro “A Mãe Igreja na Serra de Aire” apresentado em Minde

As autoras deram a conhecer o percurso da obra que teve a sua génese nas sessões da catequese do Covão do Coelho, em tempo de pandemia, com vista à preparação dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

A primeira apresentação pública do livro “A Mãe Igreja na Serra de Aire – Uma descoberta de Alcanena a Fátima”, teve casa cheia, em Minde, no dia 23 de julho. Segue-se agora a apresentação no Covão do Coelho, no dia 7 de agosto, às 21h, no Recinto das Festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do lugar.

O livro é da autoria de Inês Santos e Rosa Neto, duas catequistas do Covão do Coelho, que na sessão de apresentação agradeceram aos catequizandos e suas famílias, à população, às colegas catequistas e todas as entidades e pessoas pelo apoio dado à publicação da obra.

A Casa da Memória, no centro de Minde, foi o local da apresentação do livro que contou desde a primeira hora com o apoio da Junta de Freguesia de Minde, na pessoa da autarca Fátima Ramalho. Estiveram também presentes na sessão autarcas e representantes das autarquias vizinhas de Mira de Aire, Serra de Santo António e de Moitas Venda, e a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alcanena, Marlene Carvalho.

As autoras, junto dos dois sacerdotes e da presidente da Junta de Freguesia de Minde

A tarde iniciou com música, com a interpretação da canção “Nossa Senhora”, da autoria de Marco Paulo, interpretada por Tiago Faria, cantor, maestro, professor e membro da Banda da Sociedade Musical Mindense.

As autoras deram a conhecer o percurso da obra que teve a sua génese nas sessões da catequese do Covão do Coelho, em tempo de pandemia, com vista à preparação dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, e também agradeceram aos dois sacerdotes em missão na paróquia, ambos da Congregação do Verbo Divino.

Após os primeiros trabalhos pedidos aos jovens da catequese, sobre os santos padroeiros, publicados no perfil do facebook da Catequese do Covão do Coelho e no Jornal de Minde, Inês Santos e Rosa Neto alargaram a investigação ao “património religioso, festividades, tradições, graças e milagres, ligados pela nossa maravilhosa Serra d´Aire”.

O livro-roteiro, explicaram as autoras, percorre os lugares religiosos, históricos, naturais e culturais de Alcanena, Moitas Venda, Casais Robustos, Serra de Santo António, Minde, Mira de Aire, Covão do Coelho, Vale Alto, Maxieira, Boleiros e Fátima.

O principal objetivo da obra é “guardar na memória desta e das próximas gerações, a história de um povo que muito lutou para edificar a sua Igreja”. Já o pároco de Minde, Padre Sebastian Joseph, agradeceu pela iniciativa e fez votos que o livro contribua para o aumento da fé e verdadeira devoção na vida de todos os leitores.

O padre Charlie Bardage partilhou com os presentes que pretendeu com a aguarela que ilustra a capa transmitir o que lhes tinha sido pedido pelas autoras, Nossa Senhora como Mãe, mãe do Menino Jesus, por isso com o filho nos braços, e mãe de todos os crentes.

Leopoldina Reis Simões, que trabalhou a divulgação da publicação, destacou o sentimento de gratidão que perpassa todo o projeto desde o primeiro momento, com a entrega e colaboração dedicada de tantas pessoas, e o próprio evoluir da obra de algo simples, de catequese, formação e partilha, sem pretensões de intelectualismo, para um projeto maior.

A sessão teve transmissão em direto pela TV Minde, contou com a presença do Jornal de Minde, onde os textos iniciais foram publicados, e terminou com uma sessão de autógrafos e porto de honra.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress