Tudo começou na redação de O Mensageiro, há 10 anos. Foi lá que Pedro Jerónimo começou a “aguçar a curiosidade” em relação à imprensa regional e ao jornalismo de proximidade.
Esse percurso iria levá-lo à investigação científica que culminou, no passado dia 27 de janeiro, com o doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pelas Universidades do Porto e de Aveiro.
A sua tese “Ciberjornalismo de proximidade: A construção de notícias online na imprensa regional em Portugal” mereceu a nota máxima, por unanimidade, do júri.
Num estudo que apresenta a evolução do ciberjornalismo em 175 dos atuais diários e semanários da imprensa regional, o autor adianta que “o que assistimos é a uma transposição de conteúdos do papel para a web e a internet ainda é uma ‘novidade’ para jornais que acumulam décadas de existência”. O mesmo se passa na imprensa regional de inspiração cristã, em que “grande parte do que existe atualmente online resulta mais do volutarismo dos jornalistas do que de estratégias empresariais, apesar de ser no ambiente digital que as novas gerações se encontram, como têm sublinhado os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco”, conclui o investigador.
Este estudo será, com certeza, muito útil para a reflexão e a evolução de práticas por parte dos media regionais, nos quais nos inserimos. Ao Pedro Jerónimo, que mantém colaboração esporádica com o PRESENTE, agradecemos o seu contributo para este debate e endereçamos sinceros parabéns por este importante passo na sua vida académica e pessoal.