Leiriense com nota máxima em tese de doutoramento

Tudo começou na redação de O Mensageiro, há 10 anos. Foi lá que Pedro Jerónimo começou a “aguçar a curiosidade” em relação à imprensa regional e ao jornalismo de proximidade.

Esse percurso iria levá-lo à investigação científica que culminou, no passado dia 27 de janeiro, com o doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pelas Universidades do Porto e de Aveiro.

A sua tese “Ciberjornalismo de proximidade: A construção de notícias online na imprensa regional em Portugal” mereceu a nota máxima, por unanimidade, do júri.

Num estudo que apresenta a evolução do ciberjornalismo em 175 dos atuais diários e semanários da imprensa regional, o autor adianta  que “o que assistimos é a uma transposição de conteúdos do papel para a web e a internet ainda é uma ‘novidade’ para jornais que acumulam décadas de existência”. O mesmo se passa na imprensa regional de inspiração cristã, em que “grande parte do que existe atualmente online resulta mais do volutarismo dos jornalistas do que de estratégias empresariais, apesar de ser no ambiente digital que as novas gerações se encontram, como têm sublinhado os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco”, conclui o investigador.

Este estudo será, com certeza, muito útil para a reflexão e a evolução de práticas por parte dos media regionais, nos quais nos inserimos. Ao Pedro Jerónimo, que mantém colaboração esporádica com o PRESENTE, agradecemos o seu contributo para este debate e endereçamos sinceros parabéns por este importante passo na sua vida académica e pessoal.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.