Leiria, Pousos, Barreira e Cortes têm um novo espaço de atendimento social

Foi inaugurada, hoje (12.02.2016), na Rua dos Mártires, em Leiria, a nova sede da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, onde está implementado, desde o dia 27 de janeiro, um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), promovido pelo Centro Social Paroquial Paulo VI, da paróquia de Leiria.

A cerimónia foi presidida por D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, que elogiou as instituições envolvidas no novo serviço de atendimento e acompanhamento social.

Na bênção do novo espaço, D António Marto pediu que fosse promovido um “acolhimento atencioso e um atendimento responsável, que dá o primeiro lugar às pessoas em ordem a ajudá-las a resolver as situações difíceis da vida e que trabalha numa política de proximidade e solidariedade, que procura o bem comum”.

À equipa que ali presta serviço, o Bispo diocesano deixou o apelo para que recebam as pessoas “pelo seu nome e pelo sofrimento que trazem nos seus problemas e não apenas numa lógica financeira, reduzida a números”.

No espaço agora inaugurado, uma equipa multidisciplinar composta por uma coordenadora, três assistentes sociais, duas educadoras sociais, duas psicólogas, uma consultora, e um motorista, irá “potenciar as sinergias com a comunidade e desenvolver uma intervenção de proximidade, imediata e oportuna”, refere nota de imprensa do Centro Social Paroquial Paulo VI, a entidade promotora.

No Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) são desenvolvidas as seguintes atividades: atendimento, informação e orientação de cada pessoa e família e respetivo encaminhamento; acompanhamento, de modo a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais de cada pessoa e família; informação detalhada sobre a forma de acesso a recursos, equipamentos e serviços sociais; atribuição de prestações de carácter eventual, com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica e o planeamento, organização e contratualização da intervenção social.

“A RLIS constitui-se como um instrumento privilegiado no atendimento e acompanhamento social, promovendo uma estreita articulação entre as várias entidades multissectoriais, com vista à implementação de diferentes estratégias de ação em resposta às situações de maior vulnerabilidade social.”

Na próxima edição(18.02.16), o Presente Leiria-Fátima dará a conhecer mais aprofundadamente este novo espaço de atendimento social.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.