Leiria honrou Nossa Senhora da Encarnação

A solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu foi a ocasião para muitos leirienses da cidade e arredores poderem honrar Nossa Senhora da Encarnação, tida popularmente como a Padroeira da cidade do Lis.

Esclarecemos, a este propósito, que a padroeira da paróquia de Leiria é Nossa Senhora da Assunção, mas também é tradicionalmente indicada a invocação de Nossa Senhora da Encarnação, titular do santuário seiscentista da cidade.

Quanto à festa, ao longo do tríduo preparatório muitos devotos se dirigiram ao monte sobranceiro ao castelo medieval da urbe para, na igreja do santuário, participarem na Eucaristia e prepararem-se, assim, para a solenidade da Santa Mãe de Deus.

O dia 15 de agosto foi o mais preenchido. A igreja do santuário foi pequena para acolher algumas centenas de devotos, quer às 15h00, na Eucaristia presidida pelo pároco da Sé, padre Gonçalo Diniz, quer sobretudo à noite, quando, em procissão, durante a qual se rezou o Rosário, a imagem de Nossa Senhora foi trazida ao seu santuário depois da Missa celebrada na igreja de Santo Agostinho, presidida pelo Bispo de Leria-Fátima, D. António Marto. A coroar a procissão, em ano centenário das Aparições da Virgem em Fátima, o Bispo diocesano convidou os presentes a consagrarem-se a Maria, usando a oração jubilar do centenário, e a rezarem pelas famílias, tendo já na homilia exortado os presentes a confiarem as suas vidas à Mãe do Céu, cuja Assunção é motivo de esperança para todos.

Sendo esta uma festa eminentemente religiosa, não faltaram, contudo, os momentos de convívio, os petiscos, os tradicionais bolos das festas, os gaiteiros, a banda filarmónica e até um concerto de cavaquinhos. Um convívio são, sem excessos, num dia em que a liturgia nos convidou a celebrar e a honrar Maria, imagem da Igreja Pascal que em Cristo, vencedor da morte, atingiu a plenitude da glória do céu.

P. Pedro Viva

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.