Leiria acolheu encontro do CPM Internacional

O Seminário Diocesano de Leiria acolheu, nos dias 1 a 3 de maio, um encontro do Conselho de Administração Alargado da Federação Internacional dos Centros de Preparação para o Matrimónio (FICPM).

O grupo foi constituído por 36 pessoas, representantes de nove países: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Canadá e Madagáscar.

O principal ponto de agenda foi a reflexão sobre as conclusões de um inquérito realizado em todos os países onde os Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM) atuam, sobre a situação presente, as dificuldades do seu trabalho e as perspetivas de melhoria no futuro. “Sente-se que a Igreja precisa cada vez mais de apostar na preparação dos noivos e que a proposta específica do CPM, baseada na partilha de vida entre casais, é uma forma muito válida de a fazer”, refere José Augusto Rodrigues, sacerdote diocesano que é o atual assistente da FICPM.

Este encontro de responsáveis, que juntou casais e assistentes, serviu também para ponderar o futuro da própria federação, considerada como “muitos necessária” por todos os representantes do países presentes. Uma das suas tarefas é a organização das jornadas internacionais, “muitos importantes para visibilidade do movimento dentro da Igreja e na sociedade, bem como para partilha de experiências entre os casais envolvidos neste serviço”, considera o assistente internacional.

Um dos atuais problemas dos CPM é “a diminuição de casais voluntários e a renovação das equipas animadoras, bem como a diminuição de verbas que a organização regista em diversos países”. Esse facto tem dificultado, por exemplo, a organização das jornadas internacionais, um problema que está resolvido para 2016, com a realização assegurada em Lourdes, França.

O encontro em Leiria, onde foi reconduzido por mais um triénio o casal presidente da federação, de Marselha, serviu também para o convívio e enriquecimento dos participantes, tendo efetuado visitas a alguns monumentos da região e assistido a um concerto de órgão na Sé de Leiria. Um momento especial foi a participação na Missa dominical na igreja de Santo Agostinho, a encerrar a jornada. “Foi uma experiência muito positiva de acolhimento e integração, por exemplo, com o cuidado do grupo coral em ensaiar o hino dos CPM em francês, para todos poderem cantar”, recorda o padre José Augusto, concluindo que “foi um prazer enorme receber este encontro no Seminário e a avaliação é extremamente positiva, tanto ao nível das conclusões como da experiência de Igreja que vivemos”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.