Lectio divina para o VII Domingo de Páscoa (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: André Batista, P.
Vozes: Filipe Ferreira e Cila Castro.

Agora é a minha vez!
Lectio Divina para o VI Domingo da Páscoa (Ano B), 9 de maio de 2021

Introdução

Neste domingo celebramos a Ascensão do Senhor. Noutros países, esta solenidade celebra-se na quinta-feira anterior. Tradicionalmente, é designada também como “Dia da Espiga”, ligada ao florescer dos campos, dando sinais de alegria e esperança da natureza. Em Portugal, foi transferida para o domingo seguinte. 

Para celebrar esta solenidade, a liturgia oferece-nos um texto do evangelho de Marcos: o encontro de Jesus ressuscitado com os discípulos na Galileia. Dele recebem a missão de continuar a sua obra e a promessa de que estará com eles. Em cada família, nos grupos e na assembleia cristã reunida para a Eucaristia, Jesus torna-se presente, fala, anima e envia em missão.

Palavra de Deus 

Escuta agora esta passagem do Evangelho segundo São Marcos.

Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

Meditação

Jesus deixa uma ordem aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.” Este imperativo de Jesus é uma passagem de testemunho para continuar a sua obra. Torna-se uma obrigação sentida por quem descobre que Jesus ressuscitado está sempre presente e o deseja partilhar com os outros. Um eco deste imperativo está presente no final da Eucaristia: “Ide em paz e o Senhor vos acompanhe”.

Procura medir a forma como acolhes e sentes o mandamento de Jesus e o convite no final da Missa. Sente-los como missão e desejo de partilhar um bem precioso que brota do coração?

“Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem”. Pelo dom da fé podes testemunhar coisas maravilhosas que o Senhor continua a fazer. Reconheces essas coisas? Agradece-lhe o dom seu amor que habita em ti. És habitado pelo poder do Senhor ressuscitado.

“Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles”. No final da Missa, somos enviados a testemunhar Cristo através da nossa vida, das obras que realizamos e das palavras. Como, quando e de que forma comunicas o Evangelho? Falas de Jesus, afirmas a tua vida de fé diante dos outros? Nos tempos que correm, é difícil, sim, mas o Senhor coopera contigo e o teu anúncio pode ser oportunidade de salvação para muitos.

Oração

Senhor Jesus, vivo e ressuscitado,
sempre presente no meio dos que te desejam seguir,
concede-nos um coração disponível para acolher a tua Palavra
e uma vida pronta a oferecer ao mundo a tua presença libertadora.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.