Lectio divina para o VI Domingo de Páscoa (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Tiago Silva, P.
Vozes:

Falemos de Amor…

Lectio Divina para o VI Domingo da Páscoa (Ano B), 9 de maio de 2021

PODCAST

Introdução

A liturgia do VI Domingo da Páscoa convida-nos a contemplar o amor de Deus!

“Deus é Amor!” (1Jo 4, 8) Eis que tudo se condensa e converge nesta verdade!

Não há nada em toda a história da humanidade mais desejado, procurado e tantas vezes confundido como o amor. Parece ser algo que nos define, que dá sentido à vida, mas que também destrói e faz sofrer. Mas afinal o que é o amor? Será algo utópico, platónico, como a linha do horizonte que sempre nos escaparia? Ou será algo real, verdadeiro, puro, pleno, profundo e principalmente acessível, próximo, ao meu alcance?

Escuta agora esta passagem do Evangelho segundo São João.

Palavra de Deus (Jo 15, 9-17)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».

Meditação

Jesus, no cenáculo, revela aos seus amigos os segredos do seu coração, o segredo entre Ele e o Pai. Este segredo é o Amor. A fonte deste Amor é o Pai, que o comunica ao Filho, o qual, por sua vez, o comunica aos seus discípulos e amigos, através do Espírito Santo, para que estes o vivam e o comuniquem a outros, fazendo-o frutificar.

Jesus revela aos seus amigos o sentido daquilo que irá fazer horas depois, na Cruz. Jesus veio para revelar o Amor de Deus, para te ensinar a amar, a dar a vida!

Já conheces o Amor de Deus por ti? Olha para Jesus! É Ele que te ensina como alcançar esse segredo, o mais importante da tua vida. E olhando para Ele, não o irás amar de volta?…

Oração

Senhor Jesus ressuscitado,
abre-nos as Escrituras,
revela-nos os segredos do teu coração
mostra-nos o quanto nos amas,
ensina-nos a permanecer na tua amizade, e a fazer da nossa vida um dom a Ti e aos irmãos.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.