Texto: P. André Baptista
Vozes: Filipe Ferreira, Carla Pereira, Nelson Matias e P. Eduardo Caseiro
Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt
TEXTO
Introdução
O Evangelho deste IV Domingo do Tempo Comum vem confirmar o que víamos já nos últimos domingos: a presença de Jesus vai cativando cada vez mais pessoas. Muitas ficam maravilhadas com as suas palavras e ações. E desejam segui-lo. O Evangelho que ouvimos na Eucaristia dominical pode tocar-nos assim e atrair-nos para o seguimento de Jesus? Também hoje Ele quer tocar o meu e o teu coração, quer tocar, envolver e implicar a minha e a tua vida.
Vais agora escutar uma passagem do Evangelho, segundo S. Marcos.
Palavra de Deus
Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar, todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas.
Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar: «Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus». Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem». O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele. Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!».
E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.
Reflexão
Todos se maravilhavam com a sua doutrina.
Não são apenas as palavras de Jesus que nos deixam maravilhados, mas todo o poder que a sua presença transmite. Pensa naqueles momentos em que sentiste uma alegria inexplicável e deixa-te maravilhar pela presença do Senhor na tua vida.
Lembra, louva-O e agradece-Lhe…
Deixa-te maravilhar também pelas coisas poderosas que Deus vai fazendo à tua volta.
Contempla, por exemplo, a presença maravilhosa de Jesus na Eucaristia e nas pessoas que fazem o bem ao seu próximo.
Agradece ao Senhor por essa e tantas maravilhas que te faz contemplar e viver…
O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele.
As palavras de Jesus comunicam o poder de Deus para vencer o mal e libertar.
Recorro à palavra de Deus para me dar força e me libertar do mal?
Às vezes, falta-nos coragem para mudar os maus comportamentos a que nos acomodámos. Deixa que Deus te “sacuda violentamente” e te torne uma pessoa livre e capar de fazer o bem.
4. Oração
Rezemos, como filhos de Deus, a oração que Jesus nos ensinou
Pai Nosso.