Lectio divina para o IV Domingo da Quaresma (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Gonçalo Curvelo
Voz: Gonçalo Curvelo e Mariana Santos

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

Domingo IV da Quaresma
Arrepende-te e volta para Deus!

Introdução
Estamos no quarto domingo da Quaresma. Jesus continua em Jerusalém. Certa noite, vai ter com Ele um chefe dos Judeus chamado Nicodemos. Estão apenas os dois. Nicodemos parece ter uma grande curiosidade em Jesus e na sua mensagem. E trava-se entre eles um diálogo íntimo, no qual Jesus lhe dá a conhecer o grande projeto de Deus para o homem: que ele receba acolha a vida eterna, oferecida em Jesus.

Palavra de Deus
Vais agora escutar a passagem do Evangelho Segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus. E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más acções odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus.

Meditação
O amor de Deus pela humanidade é de uma tal imensurabilidade, que enviou à terra o seu filho unigénito para que, através das suas atitudes e palavras, o Homem tomasse consciência da vida eterna que Ele tem para nos oferecer.Só vivendo na luz de Deus e praticando as boas obras de acordo com os ensinamentos dados por Jesus, é que conseguimos fazer um caminho de santificação, através do arrependimento das nossas faltas, de modo a alcançar a salvação tão desejada por Ele, aquando do envio do seu muito amado filho ao mundo.
Neste contexto, devemos procurar tomar consciência do verdadeiro amor que Deus tem por nós, aprofundar e viver a nossa fé de forma a sermos testemunhas do seu amor para com os outros.

Tens consciência do verdadeiro amor que Deus tem por ti?

No teu dia a dia procuras ser testemunha do amor de Deus para os outros, através da realização de boas obras?

Procuras trilhar um caminho de santificação na luz do Senhor, de modo a alcançar a vida eterna?

Oração
Jesus, nesta caminhada quaresmal, fortalece me com o teu espírito santo, para que seja perseverante e fiel ao teu amor e que não caia em desânimo.
Ajuda me a ser testemunho vivo do teu amor e da tua bondade através da prática das boas obras, de forma a ajudar os outros a percorrer um caminho de santificação que possa conduzir à verdadeira vida que nos tens para oferecer.

Desafio
Ao terminar este momento, coloca no teu cantinho um coração junto da tua bíblia e não te esqueças que este espaço faz parte da tua casa, que é o teu monte para rezar e te ajudar nesta caminhada!

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.