Texto: João Adão
Voz: João Adão e Mariana Santos
«Na oração o teu coração volta-se para Deus»
Introdução
Estamos no segundo domingo da Quaresma. Subimos com Jesus para o Monte Tabor, uma alta colina da Galileia. Lugar elevado, aproxima aqueles que a ele sobem do céu. Seriam poucos os que se atreviam a subir a ele e, por isso, Jesus consegue retirar-se da multidão. Leva consigo apenas Pedro, Tiago e João. O cenário é por isso de intimidade com Jesus. Nesta oração, és convidado a participar dessa intimidade. Imagina-te no alto do Monte Tabor, a fazer parte deste pequeno grupo a quem é manifestado o esplendor da divindade de Jesus, que se vai manifestar na manhã de Páscoa.
Palavra de Deus
Vais agora escutar a passagem do Evangelho Segundo São Marcos.
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.
Meditação
No alto do monte, na intimidade com Pedro, Tiago e João, Jesus transfigura-se, isto é, muda de aparência. O cenário terá sido algo de espetacular. E aqueles três Apóstolos, contemplam a divindade de Jesus, que se esconde na sua humanidade. Se conseguirem guardar no seu coração esta experiência, terão força para enfrentar a dureza da condenação e morte de Jesus, pois a morte dará lugar à vida.
A fé na divindade de Jesus e no poder da ressurreição dá-te força para enfrentar as dificuldades da tua vida?
Na nossa vida, nas correrias do dia a dia, nas mil e uma coisas que fazemos, temos dificuldade em nos retirarmos para estar com Jesus e ver as maravilhas que ele tem para nos mostrar! Como será importante, ao longo da Quaresma, subires ao monte com Jesus.
Como está a tua vida de oração? Que tempo dedicas a Jesus? Se não rezas, como queres que Ele se manifeste na tua vida?
Oração
Jesus, ajuda-me, ao longo desta Quaresma, a ter uma vida de oração mais intensa. Eu sei que tu estás vivo, que vives em mim. Perdoa-me as vezes em que não te dou espaço para me falares e te mostrares.
Desafio
Ao terminar este momento, coloca no teu cantinho uma vela junto à bíblia, e não te esqueças que este espaço faz parte da tua casa, que é o teu monte para rezar e te ajudar nesta caminhada!
Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt