Lectio divina para o Domingo de Ramos (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Gabriela Mendes
Voz: Gabriela Mendes e Mariana Santos

Domingo de Ramos

Queres mesmo segui-Lo?

Introdução

Estamos a celebrar o Domingo de Ramos. A partir daqui, as narrações do Evangelho vão tornar-se mais intensas. Jesus entra na cidade de Jerusalém com a firme certeza que essa entrada vai levar à sua condenação. Ele sabe que não é bem-vindo por aqueles que tinham o poder de o condenar. Mas mesmo assim entra na cidade, montado num burrinho, como o profeta Zacarias tinha anunciado que entraria o messias-rei. Jesus apresenta-se tal como é – o messias, o Filho de Deus, que vem para dar a vida e com ela tornar a vida de Deus disponível para todos. E sabe que isso vai ter um desfecho: a cruz!

Palavra de Deus

Vais agora escutar a passagem do Evangelho Segundo São Marcos:

Naquele tempo, ao aproximarem-se de Jerusalém, cerca de Betfagé e de Betânia, junto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes: «Ide à povoação que está em frente e, logo à entrada, vereis um jumentinho preso, que ninguém montou ainda. Soltai-o e trazei-o. E se alguém perguntar porque fazeis isso, respondei: ‘O Senhor precisa dele, mas não tardará em mandá-lo de volta’». Eles partiram e encontraram um jumentinho, preso a uma porta, cá fora na rua, e soltaram-no. Alguns dos que ali estavam perguntaram-lhes: «Porque estais a desprender o jumentinho?». Responderam-lhes como Jesus tinha dito, e eles deixaram-nos ir. Levaram o jumentinho a Jesus, lançaram-lhe por cima as capas, e Jesus montou nele. Muitos estenderam as suas capas no caminho e outros, ramos de verdura, que tinham cortado nos campos. E tanto os que iam à frente como os que vinham atrás clamavam: «Hossana! Bendito O que vem em nome do Senhor! Bendito o reino que vem, o reino do nosso pai David! Hossana nas alturas!».

Meditação

Nesta narração do Evangelho, Jesus envia dois dos seus discípulos com uma missão muito concreta: ir à povoação buscar um jumentinho. Também na nossa vida, quando nos quer dar uma missão, Jesus não nos deixa desamparados: envia-nos sempre com alguém que caminha ao nosso lado, para nos dar a mão que nos ajuda a levantar e a perceber o quão bonita a vida pode ser. Os dois discípulos não negaram a companhia um do outro.

Nos caminhos da vida, permites-te caminhar ao lado de alguém tal como os discípulos caminharam lado a lado, sem hesitar?

Jesus, na verdade, sabia que estava a caminhar para morte, sabia que ao entrar em Jerusalém ia ser crucificado. Mesmo assim montou no jumentinho e foi acompanhado pelos discípulos. Ele aceitou a escritura tal e qual como devia ser por amor, amor ao Pai, por amor a nós, pela nossa salvação. Tal como os discípulos também nós somos chamados a seguir Jesus nesta caminhada.

Como tens conduzido os teus dias, as tuas dúvidas, os teus medos?

Atreves-te realmente a seguir Jesus nesta longa caminhada, vivendo com Ele e por Ele?

Oração

Senhor, ajuda-me a viver mais perto de Ti esta Quaresma, a seguir-te ao longo desta caminhada, juntamente com todos os outros que te seguem. Peço-te igualmente um pouco da tua bondade e amor para que, também eu possa estender a mão aos outros e mostrar-lhes o Teu caminho!

Desafio

Ao terminar este momento, coloca no teu cantinho uma Cruz junto à tua Bíblia e não te esqueças que este espaço faz parte da tua casa, que é o teu monte para rezar e te ajudar nesta caminhada!

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.