Texto: Pe. Marcelo Moraes
Vozes: Francisca Ferreira e Bernardo Ferreira
Pós-Produção: José Simões
«soprou sobre eles»
Introdução
Na oração Coleta do Domingo de Pentecostes encontramos a afirmação de que Deus santifica a Igreja no mistério do Pentecostes. O Espírito Santo é, de facto, o Santificador da Igreja. A oração continua com a súplica sobre a Igreja para que aconteçam, nos corações dos fiéis, os mesmos prodígios de outrora, quando o Espírito impeliu os apóstolos a anunciarem Cristo e a serem portadores dos seus dons. Aconteceram curas, libertações, conversões, e toda a espécie de Graça de Deus foi derramada na Igreja, desde os primeiros tempos, pela ação do Espírito Santo. Deste modo, somos chamados hoje, e incessantemente, a orar assim, de modo simples, mas com poder: “Vinde Espírito Santo!”
Palavra de Deus (Jo 20,19-23)
Vamos escutar uma passagem do Evangelho de Mateus
«Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos”».
Meditação
«… estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles»
As portas fechadas. O medo por causa dos outros… e vem Jesus, que se apresenta no meio deles.
– Que portas fechadas tenho na minha vida, por causa dos meus medos, principalmente medos relacionados a pessoas? Preocupo-me com o que dizem de mim? Percebo que Jesus se apresenta diante de mim quando tenho medo?
«‘A paz esteja convosco’. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado».
A paz bíblica é sinónimo de salvação. A salvação apresenta-se com Jesus. Jesus mostra as mãos e o lado, sinais concretos de que é Ele mesmo. Sinais tangíveis e sensíveis de uma salvação que custou o seu sangue e pagou-nos a dívida do nosso pecado. Sacramentos de um Deus que se fez Homem para salvar a humanidade.
– Sinto, na minha vida espiritual, a graça dessa Paz (salvação) da qual fui beneficiado por Jesus? Na minha relação (eucarística) com Ele, toco as suas chagas como quem toca um tesouro?
«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós».
Jesus envia os discípulos assim como Ele foi enviado pelo Pai. Trata-se de uma missão divina confiada aos homens.
– A minha relação (Eucarística) com Jesus leva-me a sair de mim e ir ao encontro dos outros? Tenho assumido a minha adesão a Cristo também como uma missão de levar aos outros a mesma graça que recebi?
«Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo».
O sopro, o vento que sopra onde quer; o Espírito Santo leva o medo e eleva a alma. Nascem novos discípulos, naquele sopro santo.
Invoco todos os dias o Espírito Santo? Em tudo o que faço, antes do meu trabalho ou de qualquer coisa, digo: “Vem, Espírito Santo!”?
«a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados»
O perdão é essencial. Perdoar a alguém não é esquecer o erro da pessoa, mas é ligá-la de novo … é colocar-se pronto para fazer o bem sem olhar a quem.
– Tenho que perdoar a alguém?
Oração
Senhor Jesus, eis-me aqui, diante de Ti.
Enche-me do Teu Santo Espírito.
Abre todas as portas fechadas,
por causa do medo e do pecado.
Vem, Espírito Santo!
Dá-me os teus dons,
para que eu possa abrir as portas, sair de mim
e ir ao encontro do outro, de quem precisa.
Que eu saiba mostrar as minhas mãos
e estar ao lado daqueles que precisam da mesma paz;
da Paz que recebi do sopro santo de Jesus,
naquela feliz tarde, que se renova todos os dias na minha vida.
Ámen.
http://l-f.pt/podlec
Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt