Texto: Ana Mercês
Voz: Ana Mercês e Mariana Santos
Domingo de Páscoa
«Ressuscitou, não está aqui»
Introdução
Os últimos dias foram muito duros para aqueles que seguiam Jesus e acreditavam na sua palavra. Tinham colocado nele toda a esperança. Mas essa esperança foi desiludida. Jesus foi morto, porque dizia ser Filho de Deus. Na manhã de domingo, ao nascer do sol, algumas mulheres que seguiam Jesus dirigem-se ao sepulcro onde ele tinha sido sepultado. E deparam-se com o sepulcro aberto. O amanhecer de um dia trás sempre a novidade de ainda não ter sido vivo! Mas este novo dia, no qual as mulheres se dirigem ao sepulcro, vai mudar o curso de toda a história.
Palavra de Deus
Vais agora escutar a passagem do Evangelho Segundo São Marcos:
Depois de passar o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem embalsamar Jesus. E no primeiro dia da semana, partindo muito cedo, chegaram ao sepulcro ao nascer do sol. Diziam umas às outras: «Quem nos irá revolver a pedra da entrada do sepulcro?». Mas, olhando, viram que a pedra já fora revolvida; e era muito grande. Entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito, vestido com uma túnica branca, e ficaram assustadas. Mas ele disse-lhes: «Não vos assusteis. Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado? Ressuscitou: não está aqui. Vede o lugar onde O tinham depositado. Agora ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que Ele vai adiante de vós para a Galileia. Lá O vereis, como vos disse».
Meditação
Jesus por vezes manifesta-se onde menos estamos à espera. As mulheres que foram ao seu encontro, procuravam-no no sepulcro, mas ele já não estava lá porque ressuscitou. Ele morreu por nós e ressuscitou para nos dar a oportunidade de recomeçar uma vida nova. Deus está sempre ao nosso lado, mesmo quando nos afastamos e acabamos por pecar. Ele nunca nos abandona porque nos ama com um amor incondicional e anseia que nos voltemos a encontrar com Ele. Ele quer perdoar-nos e mostrar que está sempre connosco, mesmo que não o consigamos reconhecer.
Reconheço a sua presença no meu coração e na minha vida?
Valorizo a sua presença real na Eucaristia?
Deus ama toda a humanidade, mas nem todos o conhecem e procuram. Hoje somos desafiados a anunciá-lo, a levar Deus aos outros através de palavras e gestos concretos na nossa vida.
Procuro com criatividade formas de anunciar Jesus aos outros, ou fecho-me numa vivência egoísta de fé?
Oração
Jesus ressuscitado, que venceste as trevas do mal e da injustiça,
abre o meu coração à Boa Nova da Tua ressurreição.
Dá-me humildade para escutar a Tua Palavra;
que seja ela a despertar de novo a minha fé
e a fortalecer a minha esperança.
Que ela acenda em mim o fogo do Teu amor
e me torne cada vez mais Teu discípulo
e Tua testemunha.
O mundo precisa de Ti.
Faz que a minha vida e a minha palavra
sejam testemunhas cristalinas e alegres da Tua Boa Nova.
Ámen.
Desafio
Ao terminar este momento, coloca no teu cantinho um ramo de flores e não te esqueças que este espaço faz parte da tua casa, que é o teu monte para rezar e te ajudar nesta caminhada!
Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt