Lectio divina para o 1º Domingo da Quaresma, Ano A (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Pe. Joaquim Domingos
Vozes: Carla Pereira e Filipe Ferreira
Pós-Produção: José Simões

IGREJA QUE SE COMPADECE E REPARTE O PÃO

Introdução 

Estamos a iniciar o percurso espiritual da Quaresma. Nesta primeira semana, o evangelho revela-nos a compaixão de Jesus pela multidão faminta a ponto de multiplicar os pães. Em cada Eucaristia, Jesus multiplica o pão do Céu para nos nutrir espiritualmente e nos impelir a partilhar os bens com quem tem fome e sofre no nosso mundo. Deixemo-nos iluminar, tocar e transformar pela Palavra que o Senhor hoje nos oferece.

Palavra de Deus

Vamos escutar uma passagem do evangelho segundo S. Marcos (Mc 6, 34-44) 

Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas. A hora já ia muito adiantada, quando os discípulos se aproximaram e disseram: «O lugar é deserto e a hora vai adiantada. Manda-os embora, para irem aos campos e aldeias comprar de comer.» Jesus respondeu: «Dai-lhes vós mesmos de comer.» Eles disseram-lhe: «Vamos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?» Mas Ele perguntou: «Quantos pães tendes? Ide ver.» Depois de se informarem, responderam: «Cinco pães e dois peixes.» Ordenou-lhes que os mandassem sentar por grupos na erva verde. E sentaram-se, por grupos de cem e cinquenta. Jesus tomou, então, os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e dava-os aos seus discípulos, para que eles os repartissem. Dividiu também os dois peixes por todos. Comeram até ficarem saciados. E havia ainda doze cestos com os bocados de pão e os restos de peixe. Ora os que tinham comido daqueles pães eram cinco mil homens. 

Meditação 

O milagre da multiplicação dos pães teve uma importância fundamental na comunidade primitiva, pelo seu sentido eucarístico. No evangelho de Marcos encontramos dois relatos da multiplicação dos pães (Mc 6, 31-44 e Mc 8, 1-10). A primeira, em benefício dos judeus, e a segunda, para os pagãos, numa região onde predominava a cultura grega. Em ambos destacam-se: a compaixão de Jesus pela multidão, o diálogo com os discípulos, a refeição com pães e peixes no deserto, a satisfação, as sobras e o número de pessoas. 

A participação na Eucaristia tem implicações nas relações pessoais e na sociedade. Jesus dá-se totalmente; o cristão deve viver na doação, no serviço constante ao próximo, em especial aos mais pobres e abandonados. Não podemos separar o Cristo presente na Eucaristia e a sua presença nos irmãos.  Frequentar a Eucaristia não é para fugir aos problemas do mundo, mas para nos dar força para trabalharmos por um mundo mais justo e fraterno, onde todas as pessoas tenham o necessário para viver uma vida digna. Isso começa na nossa casa, na nossa vizinhança. 

Nos nossos dias, Jesus continua a manifestar compaixão pela humanidade, pela Igreja e por cada homem e ou mulher. 

Na eucaristia, Jesus alimenta-nos com o pão da Palavra e do seu Corpo e Sangue. 

– Estou atento aos ensinamentos de Jesus, rezando a Palavra para a partilhar com os outros e sou compassivo como Jesus em relação às pessoas que sofrem? 

Na Eucaristia, o sacerdote faz a oração de bênção sobre os dons e sobre as pessoas. 

– Invoco eu a bênção de Deus nas minhas refeições individuais e em família? 

Depois de pronunciar a bênção, Jesus confia aos apóstolos a missão de distribuir os pães e os peixes. Todos comem, ficam saciados e há sobras abundantes. Na eucaristia, todos são convidados para o banquete, ninguém é excluído. 

– Procuro incentivar outros a participar na eucaristia? Que faço para ajudar a saciar as “fomes” do mundo: de pão, justiça, amor, fraternidade, participação, liberdade…?

Oração:

Senhor Jesus Cristo, pão vivo descido dos céus,
na Eucaristia, Tu nos alimentas com o pão da Palavra e do teu Corpo e Sangue.
Sacia a nossa fome de amor, de justiça e de paz.
Que a participação na Eucaristia estreite a nossa união contigo e com os nossos irmãos;
que trabalhemos juntos por um mundo mais justo e fraterno,
Onde todas as “fomes” sejam saciadas,
e faz que o nosso coração descanse somente em Ti. Ámen.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
Repositório PODCAST
http://l-f.pt/podlec
O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

plugins premium WordPress