Lectio divina para o 6º Domingo do Tempo Comum, Ano A, Ano A (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Ir. Adelaide Gonçalves
Vozes: Equipa de Jovens de Nossa Senhora Leiria 1
Pós-Produção: José Simões

Ensinamento de Jesus para as relações humanas 

Introdução

Os mandamentos da Lei de Deus correspondem ao ideal de perfeição cuja raiz está no coração de cada homem. Esta é a razão pela qual aquele que cumpre a lei de Deus se torna realizado nas suas aspirações humanas e espirituais. O verdadeiro Cristão é, como diz Jesus, «Aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no reino dos céus» (Mt 5, 19).

Palavra de Deus

Vamos escutar uma passagem do Evangelho segundo São Mateus (Mt 5, 17- 37)

17«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. 18Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra. (…)

21«Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. 22Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar ‘imbecil’ será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar ‘louco’ será réu da Geena do fogo.

23Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta. 25Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este à guarda e te mandem para a prisão. 26Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo.»

27«Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. 28Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. (…)

33«Do mesmo modo, ouvistes o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás diante do Senhor os teus juramentos. 34Eu, porém, digo-vos: Não jureis de maneira nenhuma: nem pelo Céu, que é o trono de Deus, 35nem pela Terra, que é o estrado dos seus pés, nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei. 36Não jures pela tua cabeça, porque não tens poder de tornar um só dos teus cabelos branco ou preto. 37Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal.»

Meditação

Parafraseando o Papa Francisco, meditemos com ele sobre os três aspetos espelhados no Evangelho de hoje: o homicídio, o adultério e o juramento.

Relativamente ao mandamento “não matar”, Ele afirma que foi violado não só pelo homicídio efetivo, mas também por aqueles comportamentos que ofendem a dignidade da pessoa humana, inclusive as palavras injuriosas (cf. v. 22). Que fazemos nós cristãos, quando nos apercebemos de situações de violência?

Jesus convida-nos a não estabelecer uma classificação das ofensas, mas a considerá-las todas prejudiciais, pois são movidas pelo intento de fazer mal ao próximo.

Estou à procura de situações de violência para classificar, ou ajudar e cuidar para que fiquem curadas?

O adultério, como o furto, a corrupção e todos os outros pecados, são concebidos primeiro no nosso íntimo e, depois de o coração ter feito a escolha errada, ganham forma no comportamento concreto. E Jesus diz: quem olha para uma mulher que não é a própria com sentimentos de posse é um adúltero no seu coração, começou o caminho rumo ao adultério. 

Quais são normalmente os meus pensamentos? Penso em Jesus? Em que penso quando caminho e quando descanso?

Fomos chamados para instaurar entre nós, nas nossas famílias e nas nossas comunidades um clima de clareza e de confiança recíproca, para que possamos ser considerados sinceros sem recorrer a intervenções superiores a fim de sermos credíveis. A desconfiança e a suspeita recíproca sempre ameaçam a serenidade! Porque acho que devo jurar?

 (Papa Francisco, Angelus, 12.02.2017)

Oração

Senhor Nosso Deus,
Tu concedeste ao Teu
Filho Jesus Cristo
a graça de fazer sempre
e em tudo a Tua Vontade.
Faz que na Igreja de hoje,
nós, homens e mulheres,
continuemos o caminho
da obediência plena ao Pai
no Espírito Santo.
Amén.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
Repositório PODCAST
http://l-f.pt/podlec
O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

plugins premium WordPress