Lectio divina para o 5º Domingo do Tempo Comum, Ano A, Ano A (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Pe. Fidel Ortega
Vozes: Sónia Duarte e Paulo Adriano
Pós-Produção: José Simões

Como tornar-se sal e luz para o mundo  

Introdução

No evangelho deste domingo, Jesus dirige-se aos seus discípulos para definir a sua missão com as imagens do sal e da luz: os discípulos devem difundir no mundo a sabedoria que impregna a vida de sabor e significado, não deixar que a humanidade se deteriore e apodreça, levada pelo mal, e testemunhar a infalibilidade do amor de Deus, respondendo a este amor com a prática das boas obras. Em cada domingo, ouvindo a Palavra de Deus e participando na Eucaristia, o cristão recebe a força de Jesus Cristo para se tornar capaz de praticar as obras do amor em relação ao seu próximo.

Palavra de Deus

Vais agora escutar uma passagem do Evangelho segundo S. Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus”.

Meditação

“Vos sois o sal da terra. Mas se ele perder a sua força, com que há de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens”

O Senhor convida o cristão a conservar a sabedoria divina na vida, pelas ações, não excluindo a Deus, mas combatendo a apatia e indiferença atual da sociedade. O sabor da vida não é tanto o ter, mas experimentar a alegria de ser amado por Deus e partilhar este amor pela vida fora. É preciso deixar-se guiar pelos valores evangélicos para superar a perversão, o ódio, a violência, o abuso, as guerras, e resgatar o valor sagrado da vida, etc. 

Sou capaz de fazer presente a minha fé na sociedade? Qual é a minha postura de fé perante o valor inviolável da vida, posto em causa pela violência, o aborto, a eutanásia…?

“Vos sois a luz do mundo”

Os discípulos são continuadores da missão confiada por Deus a Israel de serem depositários da sabedoria divina revelada a Moisés. Jesus não se refere só a esta luz sapiencial mas às obras de amor, concretas, verificáveis. É com estas obras que o Senhor quer que os discípulos iluminem o mundo.

Sou consciente da minha vocação cristã de iluminar o mundo? São “luminosas” as minhas ações? Como posso aumentar a luz da minha vida?

“Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte”

O aparecer não é simplesmente para serem notados, para se mostrarem, o que seria uma contradição, já que as boas obras têm por fim último glorificar a Deus, fonte de todo bem. O que o Senhor quer é que a vida dos discípulos seja orientada pelo Seu Espírito.

Que sinal passo para o mundo com a minha vida? Que atitudes e obras da minha vida dão testemunho de que sou cristão?

“Nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa”

Desde o alto, a lâmpada ilumina tudo, até os cantos mais escondidos: o discípulo é chamado a não ocultar, a não esconder as partes mais exigentes da mensagem do Senhor. O cristão manifesta na própria vida a sua fé, sem medo de não ser ouvido ou até de ser perseguido ou ridicularizado…

Falo do Senhor e dou testemunho da minha fé em toda parte? Ou guardo-a só para a minha intimidade? Tenho medo de ser visto como antiquado?

Oração

Rezemos estas palavras do profeta Isaías:

Dias virão em que o monte da casa do Senhor
Será estabelecido no mais alto das montanhas
E se alçará acima de todos os outeiros.
A ele acorrerão todas as nações,
Muitos povos virão, dizendo:
“Vinde, subamos ao monte do Senhor,
À casa do Deus de Jacó,
Para que ele nos instrua a respeito dos seus caminhos
E assim andemos nas suas veredas.”
Com efeito, de Sião sairá a Lei,
E de Jerusalém, a palavra do Senhor. (Is 2, 2-3)

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
Repositório PODCAST
http://l-f.pt/podlec
O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Semana de Oração pelos Seminários
3 de Novembro
Seminário em Dia Aberto
9 de Novembro
Vigília de Oração pelos Seminários
9 de Novembro
I Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia
9 de Novembro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress