Texto: Pe. Eduardo Caseiro
Vozes: Isabel Ferreira e Joaquim Guarda
Pós-Produção: José Simões
Chamados a acolher o Deus connosco
Lectio Divina para o Domingo IV do Tempo de Advento (Ano A) – 18/12/2022
Introdução
Este quarto domingo de Advento orienta-nos de maneira direta para o nascimento de Jesus, para o qual nos estamos a preparar. O Evangelho coloca-nos em contacto com o drama que assolou a família de Nazaré, drama que se desenrola entre a graça de ter sido escolhida para ser canal por meio do qual o Filho de Deus se fazia homem e vinha ao mundo, e a consciência clara da sua pequenez. Não será esta família figura das nossas vidas, que se movem entre a alegre consciência da presença de Deus em nós e as dificuldades de quem quer viver no mundo como testemunha do Deus connosco?
Palavra de Deus
Vais agora escutar uma passagem do Evangelho segundo S. Mateus
O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.
Meditação
Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor.
Acolher a vinda de Deus à nossa vida é acolher a certeza de que os nossos projetos, os nossos desejos, a nossa maneira de olhar a vida, será profundamente alterada, porque imensamente enriquecida pelo amor transformante de Deus.
Como estou a viver este tempo de Advento? Estou atento às vindas de Deus à minha vida? E sou capaz de o acolher, com tudo o que isso traz de desafio à transformação do meu olhar e da minha vida?
Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta.
Deus não esquece as suas promessas. Acreditamos num Deus atento à vida dos homens, um Deus que jamais deixa de se mostrar presente e de dar carne concreta à suas promessas.
Sou capaz de olhar a minha vida como bênção de Deus? Como um lugar onde Deus cumpre as suas promessas?
Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.
Deus oferece-se à nossa vida. Mas não se impõe: espera a nossa resposta. Porque o amor não se impõe, mas espera pacientemente o sim da nossa liberdade.
Como me coloco diante dos apelos que Deus me faz? Ofereço livremente a minha vida para ser um lugar onde Deus pode agir, por meio do qual Deus pode vir a este mundo?
Oração
Diante do Deus que vem à minha vida e me convida a colaborar consigo na obra da salvação, ofereço-me a Ele e, num ato de disponibilidade, rezo:
Tomai, Senhor, e recebei:
toda a minha liberdade, a minha memória
e o meu entendimento.
Toda a minha vontade
e tudo o que eu possuo.
Vós mo destes, a vós o restituo.
Tudo é vosso, disponde.
Pela vossa vontade,
dai-me apenas, Senhor, o vosso amor e graça,
que isso me baste.
http://l-f.pt/podlec
Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt