Lectio divina para o 3º Domingo do Tempo Comum, Ano A, Ano A (Podcast)

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Texto: Pe. Pedro Viva
Vozes: Inês Ferreira e Bento Pereira
Pós-Produção: José Simões

Jesus: a Luz que dissipa as trevas

Introdução

Em plena Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e ao celebrarmos, neste domingo, o Domingo da Palavra, a liturgia coloca o nosso olhar sobre a pessoa de Jesus. Ele é a verdadeira luz que brilha nas trevas. Jesus começa a sua pregação nas sinagogas e nas aldeias por onde passava. Não sem antes ter chamado os primeiros quatro Apóstolos (dois pares de irmãos) para que sejam testemunhas d’Ele: do que viram e do que ouviram. É através da pregação que a Igreja, hoje, de forma particular, pode apresentar Cristo ao mundo. Pregação que fará brotar frutos de caridade. 

Escutemos o trecho do Evangelho de S. Mateus

Quando Jesus ouviu dizer
que João Baptista fora preso,
retirou-Se para a Galileia.
Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum,
terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali.
Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer:
«Terra de Zabulão e terra de Neftali,
estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios:
o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz;
para aqueles que habitavam na sombria região da morte,
uma luz se levantou».
Desde então, Jesus começou a pregar:
«Arrependei-vos, porque o reino de Deus está próximo».
Caminhando ao longo do mar da Galileia,
viu dois irmãos:
Simão, chamado Pedro, e seu irmão André,
que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me
e farei de vós pescadores de homens».
Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O.
Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos:
Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João,
que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu,
a consertar as redes.
Jesus chamou-os
e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n’O.
Depois começou a percorrer toda a Galileia,
ensinando nas sinagogas,
proclamando o Evangelho do reino
e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

Meditação

– A celebração da Eucaristia é constituída por dois momentos fundamentais: a liturgia da Palavra e a liturgia Eucarística. A Palavra de Deus  é a expressão da vontade e dos projectos de Deus para nós. Ensina-nos a Igreja que ela deve ser lida e escutada com o mesmo Espírito que a inspirou. Se não escutarmos a Palavra, como poderemos conhecer os projectos do Senhor e responder ao Seu chamamento com a mesma prontidão dos primeiros apóstolos?

– Em Jesus, o anúncio do Reino de Deus não é mera proclamação, mas realização. O início da pregação de Jesus foi verdadeiro bálsamo para aqueles pobres de Israel que esperavam a concretização das promessas de Deus, anunciadas por Isaías e que Jesus assume por inteiro: «cumpriu-se hoje mesmo aquilo que acabais de ouvir». Quem participa na Eucaristia deve ser capaz de tirar consequências socias para a sua vida e para a vida da comunidade. Como respondo à Palavra de Deus?

– «Arrependei-vos, porque o reino de Deus está próximo». O Hoje da Salvação, realizado por Jesus, deve concretizar-se em nós com uma dupla atitude que se implica mutuamente: de arrependimento e de fé. Sem fé não há verdadeiro arrependimento (é mero esforço nosso) e o arrependimento reforça em nós a confiança na misericórdia de Deus. O acto penitencial, no início da Eucaristia, ajuda-nos a tomar consciência da nossa condição de penitentes sempre necessitados de perdão. Como me preparo para receber Jesus em graça? 

Ao contrário do comodismo que nos instala, Jesus desinstala-nos e propõe-nos a segui-Lo. E é na medida que nos dispomos a segui-Lo que poderemos assumir a Sua missão, hoje. Ser pescador de homens é resgatar quem está na iminência de se perder nas ondas do mar revolto da vida. Que quem vive na tristeza, no desespero e na angústia encontre em nós uma mão amiga.

Na confiança de filhos, rezemos como Jesus, exaltado nos céus, nos ensinou: 

Pai-nosso

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