Lectio divina para o 3º Domingo da Páscoa, Ano A (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Pe. Joaquim Luís
Vozes: Joana, Ricardo e Leonor Santos
Pós-Produção: José Simões

Reconheceram o Ressuscitado ao partir do pão

Introdução

No tempo pascal, as leituras falam-nos da “experiência” de Jesus Ressuscitado feita pelos Apóstolos, e os efeitos de mudança de convicções e de vida que ela provocou neles. São ensinamentos sobre a fé na Ressurreição de Jesus, e como nós podemos fazer hoje a experiência do Ressuscitado em nossas vidas. 

Leitura de excertos do evangelho segundo S. Lucas 24, 13-35

Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a duas léguas de Jerusalém. … Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. (…) Jesus perguntou-lhes: «Que foi o que aconteceu em Jerusalém por estes dias?». Responderam-Lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. (…) Então Jesus disse-lhes: «ó homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glória? Depois, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicou-Lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito. (…) 

E, quando se pôs à mesa com os dois, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. Então, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no; mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram, então, um ao outro: «Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?» Levantando-se, voltaram imediatamente para Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os seus companheiros, que lhes disseram: «Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!» E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão.

Comentário

A história dos discípulos a caminho de Emaús é também a nossa história. Também nós, às vezes, nos encontramos desanimados, desiludidos, por causa das injustiças, da falsidade, da mentira, da violência e da morte à nossa volta. 

Os dois discípulos tinham esquecido as palavras de Jesus sobre a Sua Morte e Ressurreição. Sem a fé na Ressurreição, as derrotas continuam a ser derrotas, a vida termina com a morte, que não passa de uma tragédia sem sentido.

Os dois de Emaús abandonaram a comunidade, viajavam sozinhos, não acreditaram no testemunho das mulheres, recusaram as respostas que procedem da fé, sem sequer verificarem se podiam dar um sentido à vida, não tiveram a mínima suspeita de que as suas ideias sobre o Messias vencedor pudessem ser erradas. Estavam apegados à tradição, ao que lhes tinha sido ensinado; estavam fechados às surpresas e às novidades de Deus.

Jesus, porém, nunca abandona os homens que caminham pelas estradas que conduzem à tristeza. Ele faz-Se sempre seu companheiro de viagem.

A estrada que o Ressuscitado lhes abre é a das Escrituras. É a palavra de Deus que desvenda o mistério. Por não terem entendido a Bíblia, os discípulos pensam como homens e não interpretam o que aconteceu com o olhar de Deus.

A narração dos discípulos de Emaús ajuda-nos a entender que podemos fazer o encontro do Ressuscitado, hoje, na escuta da Palavra e na fração do Pão, ou seja, na Eucaristia. 

Os discípulos de Emaús, tendo reconhecido o Ressuscitado, vão a correr anunciar a sua descoberta aos irmãos e com eles proclamam a fé: «na verdade o Senhor ressuscitou» … Este é o momento do envio em missão: Ide!… Partilhai e vivei o que viveste na celebração da eucaristia: a entrega de Jesus por nós. Imitai Jesus na entrega, no serviço aos irmãos, em especial, aos mais necessitados. 

– Pergunto-me: onde posso hoje fazer a experiência do Ressuscitado? Que implicações isso tem na minha vida?

Oração

Senhor Jesus,
como os discípulos a caminho de Emaús,
também eu tenho dificuldades
em te reconhecer na caminhada da vida.
Ilumina-me com a tua Palavra
e alimenta-me com o Pão da Eucaristia,
para que, alimentado por Ti,
seja testemunha da Tua Ressurreição.
Amen.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
Repositório PODCAST
http://l-f.pt/podlec
O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

plugins premium WordPress