Lectio divina para o 32º Domingo do Tempo Comum (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Eduardo Caseiro, P.
Vozes: Vozes: Casal Elsa e José Machado

Esperar a Páscoa da minha vida

Introdução

A Palavra de Deus, na sua diversidade, ilumina a nossa vida a partir de muitos pontos de luz, e isso é uma riqueza. Neste domingo, é difícil não nos sentirmos conduzidos a olhar a Palavra de Deus à luz de um mesmo tema que percorre as três leituras: o tema da generosidade. Na primeira leitura a generosidade da viúva de Sarepta que dá a Elias tudo quanto tinha para sobreviver; no Evangelho, a generosidade daquela viúva que deita as duas únicas moedas que tinha na arca do tesouro do Templo de Jerusalém; e na segunda leitura, a generosidade de Nosso Senhor que, ao oferecer a sua vida por nós, dá-nos o modelo de toda a generosidade.

Em cada Eucaristia, Jesus continua a dar-se aos seus fiéis: “Tomai e comei. Isto é o meu corpo…”. Pela comunhão com ele e imitando-o, aprendemos e tornamo-nos mais capazes de generosidade e entrega a Deus e aos outros na nossa vida quotidiana.

Deixemo-nos conduzir pela Palavra de Deus deste Domingo e, a partir do Evangelho, perguntemo-nos como vai a nossa generosidade!

Palavra de Deus

Vais agora escutar uma passagem do Evangelho segundo S. Marcos

Naquele tempo, Jesus sentou-Se em frente da arca do tesouro a observar como a multidão deitava o dinheiro na caixa. Muitos ricos deitavam quantias avultadas. Veio uma pobre viúva e deitou duas pequenas moedas, isto é, um quadrante. Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros. Eles deitaram do que lhes sobrava, mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver».

Meditação

Se quisermos resumir a missão de Jesus em duas palavras podemos fazê-lo com «Convite» e «Entrega».  Convite, porque toda a vida de Jesus é atravessada por um constante apelo ao acolhimento do Reino de Deus, que nos quer fazer seus Filhos. Entrega, porque Jesus vive a sua vida para Deus e para os outros, dando-se completamente e até ao fim.

A entrega passa a ser a marca distintiva dos cristãos: aqueles que acolheram o dom de Deus e se tornaram seus Filhos, são convidados a seguir os passos de Jesus e a imitá-lo no seu ser e no seu agir. Torna-se por isso impossível ser-se cristão sem se ser generoso. Mas esta generosidade não significa dar do que nos sobra. Significa antes viver na consciência de que nada é nosso, e que tudo o que temos, incluindo a própria vida, serve para pormos ao serviço de Deus e dos outros. 

Vivo a minha vida a partir deste convite de Jesus à entrega? Quais são as marcas concretas que encontro na minha vida que falam da minha generosidade?

Jesus continua a dar-se a nós, em cada Eucaristia, tornando-se nosso alimento espiritual e fonte onde bebemos a graça divina e recebemos o espírito de generosidade.

A comunhão do Corpo de Cristo torna-me mais ousado na doação ao Senhor e disponível no amor aos outros, sem discriminação?

Oração

Senhor,
ensina-me a ser generoso,
ensina-me a servir-Te como mereces,
a dar e não calcular o custo,
a lutar e não dar importância às feridas,
a trabalhar e não procurar descanso,
a servir e não pedir recompensa,
senão a de saber que faço a Tua vontade.
Ámen.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt