Lectio divina para o 31º Domingo do Tempo, Ano C (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Pe. José Henrique
Pós-Produção: José Simões

«Procurar e salvar»

Texto para o podcast | Lectio Divina para o Domingo XXXI do Tempo Comum (Ano C), 30.10.2022

Introdução

No caminho para Jerusalém, Jesus passa por Jericó onde é recebido por uma multidão. Ali está também o pequeno Zaqueu que, ao procurar ver, é ele quem é visto por Jesus. Do cruzar de olhares deste encontro, e da iniciativa de Jesus em querer ficar em sua casa, nasce uma vida renovada, porque «o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido». Na Eucaristia, do alto dos nossos sicómoros, podemos, também nós, procurar ver quem é Jesus, Ele que aí se “esconde” na sua presença real, Ressuscitado. Mas é Ele, em primeiro lugar quem vem até nós, desafia o nosso olhar, e nos diz convictamente: «hoje devo ficar em tua casa». Ao receber a sua presença, em nossa «casa», a nossa vida pode continuar a ser lugar de salvação.

Palavra de Deus

Vamos escutar uma passagem do Evangelho segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade. Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos. Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura. Então correu mais à frente e subiu a um sicómoro, para ver Jesus, que havia de passar por ali. Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria. Ao verem isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa dum pecador». Entretanto, Zaqueu apresentou-se ao Senhor, dizendo: «Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais». Disse-lhe Jesus: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque Zaqueu também é filho de Abraão. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido».

Meditação

  • «Zaqueu procura ver quem era Jesus»

Zaqueu procurava não apenas ver, mas conhecer quem era Jesus. A sua pequena estatura, e a multidão que envolvia Jesus, obrigaram-no a subir ao sicómoro. A busca de Deus, mesmo que nem sempre consciente, não deixa de estar presente na humanidade de hoje. Podemos sentir-nos “pequenos” demais ou, por vezes, quase “impedidos” por circunstâncias, acontecimentos ou pessoas que não nos facilitam encontrar Jesus que vem. Mas Jesus vem, continua a passar e a procura-nos sempre. É Ele quem primeiro toma a iniciativa de nos procurar.

Procuro Jesus? Quando me sinto “pequeno”, procuro subir aos “sicómoros” da Palavra e dos sacramentos, da oração e da reflexão, para crescer na certeza de que Jesus continua a vir constantemente à minha procura? A minha presença e testemunho como cristão, ajuda ou dificulta que outros se encontrem com Jesus? 

  • «Jesus olhou para cima e disse-lhe “desce depressa”»

«O olhar misericordioso do Senhor alcança-nos antes que nós mesmos percebamos que precisamos de ser salvos. E com esse olhar do Mestre divino começa o milagre da conversão do pecador». Por isso, é tão necessário deixar-se olhar por Jesus, encontrar-se de verdade com Aquele que toma a iniciativa de vir ao nosso encontro, e que nos desafia a não deixar arrastar o que apressadamente deve acontecer de conversão nas nossas vidas.

A escuta da Palavra, a celebração da Eucaristia, a participação na vida da comunidade, o serviço aos irmãos e a oração são, para mim, ocasião para me deixar olhar verdadeiramente por Jesus? Acolho com alegria o desafio de deixar entrar Jesus em minha casa, na minha vida?

  • «Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens…»

O encontro com Zaqueu não é feito de repreensões ou acusações. Acolhendo Jesus, é Zaqueu quem primeiro se sente acolhido pela misericórdia de Deus, e percebe toda a grandeza que pode dar à sua vida. Deste encontro não surgem apenas alguns gestos de solidariedade, mas uma verdadeira conversão, uma mudança de mentalidade.

O meu pensar, sentir e agir, é expressão de um verdadeiro encontro com Jesus? A minha fé envolve toda a minha vida: “cabeça, coração e mãos”? Na vida pessoal, familiar e comunitária, nas opções e atitudes, no trabalho e no lazer, vivo como discípulo de Jesus?

  • «O Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido»

Procurar e salvar. Deus não desiste de nos procurar. Não desiste de nos oferecer a sua salvação, de querer iluminar-nos e fortalecer-nos com o seu amor, para que a nossa vida seja salva, seja uma vida boa, bela e feliz. Para Deus, nunca estamos perdidos: podemos sempre reencontrar-nos com a sua misericórdia. Deus nunca se cansa de nos perdoar.

Reconheço, com humildade, que preciso de acolher sempre a misericórdia e o perdão de Deus? Como posso crescer sempre mais na fé do amor infinito de Deus que quer o meu bem, mesmo que isso implique o esforço da conversão?

Oração

Senhor Jesus,
Tu que continuas a vir ao nosso encontro,
Lança sobre nós o teu olhar e, olhos nos olhos,
diz-nos hoje, de novo: “Hoje devo ficar em tua casa”.
Faz-nos descer ao teu encontro
para te abrirmos as portas da nossa casa e da nossa vida.
Acolhendo a tua presença e misericórdia,
também em nós aconteça hoje a alegria da salvação.
Ámen.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
Repositório PODCAST
http://l-f.pt/podlec
O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

plugins premium WordPress