Lectio divina para o 2º Domingo da Quaresma, Ano A (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Ir. Filipa Pereira
Vozes: Sílvia Malta e Francisca Ferreira
Pós-Produção: José Simões

Um só corpo em ação de graças

Reveste-te do amor que é o vínculo da perfeição!

Introdução

Neste percurso espiritual da Quaresma, a Palavra de Deus ajuda-nos a viver de modo cristão na Igreja. Esta é comunidade dos crentes no Deus fiel da Aliança. Reunida pelo Espírito Santo num único corpo dinâmico e harmonioso, tem Cristo como cabeça e como fonte de uma vida nova, que exige uma permanente renovação. É por meio desta vida em Cristo, celebrada em ação de graças, que recebemos os dons do amor, da unidade e da paz, que nos levam a viver como irmãos e testemunhar o Evangelho.

Palavra de Deus

Vais agora escutar um excerto da Carta de São Paulo aos Colossenses:

Como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos, pois, de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, fazei-o vós também. E, acima de tudo isto, revesti-vos do amor, que é o laço da perfeição. Reine nos vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados num só corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza: ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria; cantai a Deus, nos vossos corações, o vosso reconhecimento, com salmos, hinos e cânticos inspirados. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele a Deus Pai.

Meditação

Toma consciência do que te rodeia…

Reconhece como Deus te ama pessoalmente, tal como te encontras neste momento.

Como respondes ao amor gratuito de Deus por ti? Acreditas que a sua graça te habita e inspira os teus pensamentos e ações?

Que sentimentos mais predominaram no teu interior ao longo deste dia?

Reconheces que é no perdão e na misericórdia que se encontra serenidade e paz?

Sentes-te unido aos teus irmãos na fé, como membro de um só Corpo?

Agradece ao Senhor por te chamar a construir a unidade e a paz, não como meta pessoal, mas sobretudo como parte da missão da Igreja.

Manifestas gratidão pelo dom da Igreja, que te dá a verdadeira imagem de Cristo?

Na tua oração, dá espaço à Palavra, para que ilumine o teu caminho de santidade.

Oração

Pai Santo, na tua bondade, reveste a nossa fragilidade e pequenez com os sentimentos que habitavam o coração de Jesus; e na Igreja, que é o seu Corpo, leva-nos à plenitude do amor e da paz, à qual nos chamaste para vivermos todos num só corpo com Ele.

Desafio

Ao longo desta semana, propomos-te que penses numa pessoa com quem tenhas uma relação difícil ou mais fragilizada: procura ter para com ela algum gesto concreto de misericórdia, bondade, humildade, mansidão ou paciência… E agradece a sua vida.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
Repositório PODCAST
http://l-f.pt/podlec
O módulo não pode ser fornecido porque o conteúdo solicitado não é (por mais tempo) acessível. Entre em contato com o administrador para obter acesso.

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

plugins premium WordPress