Lectio divina para o 29º Domingo do Tempo Comum (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...

Texto: Padre André Batista
Vozes: Alexandra Neves, Filipe Ferreira e Luís Isabel.

“O primeiro lugar”

  1. Breve Introdução

Na liturgia deste domingo XXIX do Tempo Comum surge-nos a figura do “Servo de Deus” apresentado pelo profeta Isaías como aquele que, em nome de Deus, se apresenta ao mundo com um testemunho contraditório: vencer pelo caminho do amor, o único caminho que verdadeiramente é capaz de justificar a pessoa humana.

2. Escuta da Palavra de Deus 

Hoje, um pedido, quase despropositado, não fora a resposta sensata de Jesus, interrompe e importuna novamente o caminho do mestre: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda».

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir». Jesus respondeu-lhes: «Que quereis que vos faça?». Eles responderam: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda». Disse-lhes Jesus: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o baptismo com que Eu vou ser baptizado?». Eles responderam-Lhe: «Podemos». Então Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado. Mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não Me pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem está reservado». Os outros dez, ouvindo isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós: quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos; porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos».

Palavra da salvação.

3. Meditação

Um pedido despropositado volta a interromper o Mestre no seu caminho.

— Quantas vezes me atravesso no caminho de Jesus, interrompo o caminho por onde ele me quer levar. Quantas vezes tento evitar a exigência de seguir Jesus até ao fim, até às últimas consequências do amor?

“Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir”

— Quando peço alguma coisa ao Senhor não posso ir com exigências para que se faça a minha vontade. Na oração do Pai Nosso, Jesus ensinou o espírito da verdadeira oração: ‘seja feita a vossa vontade’.

“Quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos”

— Jesus não desconsidera a natural aspiração humana de nos tornarmos grandes, mas a grandeza a que o cristão aspira é a grandeza de um coração humilde e generoso, um coração à imagem do Mestre. Na minha vida, qual a grandeza a que eu aspiro e procuro?

Oração

Senhor Jesus,
mestre e modelo de humildade,
ilumina com a tua palavra o meu desejo de poder,
ilumina e dissipa as trevas do meu desejo de violência.
Faz-me sentir a tua brandura,
concede-me sentir a alegria 
de um coração manso e humilde como o teu.
Amen.

OUVIR
https://anchor.fm/leiria-fatima
DESCARREGAR
http://l-f.pt/podlec

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.