Texto: André Batista, P.
Vozes: Lígia Pinto, Rui Pinto, Francisco Pinto, David Pinto e Maria Clara Pinto
Pós-Produção: José Simões, Rádio Canção Nova
O Filho muito amado
Lectio Divina para o Domingo I do Tempo Comum – Baptismo do Senhor (Ano C), 9.01.2022
Introdução
Passados o Advento e as festas natalícias, entramos hoje no Tempo Comum, acompanhando, passo a passo, em cada Domingo, a pregação e toda a vida pública de Jesus desde o baptismo no rio Jordão até à cruz e glória da Ressurreição. Ao longo deste ano seremos guiados pelo evangelho de Lucas. Escutaremos praticamente todo o texto e os seus temas prediletos: a oração, o Espírito Santo, a alegria…
Terminada a narrativa da infância de Jesus e tendo apresentado a missão de João Batista, Lucas lança Jesus na sua missão como Messias. O baptismo é o primeiro passo e o ponto de viragem na sua vida. Que nos diz o Evangelho neste domingo em que celebramos o Batismo de Jesus e lembramos o nosso?
Palavra de Deus
Leitura do Evangelho segundo São Lucas (Lc 3, 15-16.21-22)
Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias. João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu baptizo-vos com água, mas vai chegar quem é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias. Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo». Quando todo o povo recebeu o baptismo, Jesus também foi baptizado; e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».
Meditação
«Quando todo o povo recebeu o baptismo, Jesus também foi baptizado»
É no meio do povo baptizado que Jesus acolhe e realiza a sua missão. Como baptizados, não esqueçamos que a nossa missão de filhos se realiza na vida quotidiana, no meio dos irmãos, não importa quem e em que circunstâncias.
- Toma consciência de que a tua condição de baptizado te dá a graça de viver na confiança de filho de Deus e na relação de fraternidade com as outras pessoas no teu dia a dia.
«E do céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».».
No teu baptismo, do céu foi também escutada espiritualmente uma voz que dizia: “tu és o meu filho muito amado”. No primeiro sacramento, fomos acolhidos no abraço amoroso de Deus.
- Repete esta frase, como exercício de meditação pessoal, sentindo que ela é dita do céu, permanentemente, para ti: “tu és o meu filho muito amado”.
Oração
Pai eterno,
Tu nos apresentaste o Teu Filho amado
e o confirmaste com a plenitude do Espírito Santo.
Somos teus filhos amados, desejados e consagrados a Ti.
Fortalece-nos com os dons do Teu Espírito
e concede-nos acolher e cumprir a missão que a consagração baptismal nos exige.
Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt