Texto: Rui Ruivo, P.
Vozes: Mónica Matias, Tiago Matias e Nelson Matias
Pós-Produção: José Simões, Rádio Canção Nova
A Palavra que alimenta, desafia e envia
(tema 1 do retiro popular: 1º domingo da quaresma)
Introdução
Neste primeiro tema do Retiro Popular, somos colocados perante Jesus e a sua Palavra que nos alimenta, nos desafia para a missão e nos enviar a sermos seus colaboradores
Palavra de Deus (Lc 5, 1-11)
Vamos escutar uma passagem do Evangelho segundo São Lucas
Aconteceu que, enquanto a multidão se comprimia à volta de Jesus para ouvir a palavra de Deus, Ele estava de pé junto ao Lago de Genesaré e viu dois barcos que se encontravam junto ao lago. Tendo descido deles, os pescadores lavavam as redes. Ao entrar, então, num dos barcos, o que era de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões.
Quando acabou de falar, disse a Simão: «Afasta-te para águas profundas e lançai as vossas redes para a pesca». Respondendo, Simão disse: «Mestre, toda a noite nos afadigámos e não apanhámos nada, mas perante a tua palavra lançarei as redes». Feito isto, apanharam uma enorme quantidade de peixes e as suas redes estavam a romper-se. Fizeram, então, sinal aos companheiros que estavam no outro barco para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram ambos os barcos, de tal modo que se estavam a afundar. Ao ver isto, Simão Pedro prostrou-se aos joelhos de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador». De facto, o espanto tomou conta dele e de todos os que estavam com ele, por causa da captura dos peixes que tinham feito. O mesmo aconteceu a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Disse, então, Jesus a Simão: «Não tenhas medo! A partir de agora serás pescador de homens». E, depois de conduzirem os barcos para terra, deixando tudo seguiram-no.
Meditação
Estamos perante o chamamento e seguimento de Jesus Cristo por parte dos apóstolos. É indicado também como o caminho que cada cristão é deve percorrer.
Caminho que é feito de: estar no mesmo barco que Jesus, escutar a sua Palavra e propostas, reconhecer que Ele é o Senhor que nos desafia, aceitar a missão que propõe, deixar tudo e segui-l’O. Mas primeiro há a pesca. A abundância de alimento é um pré-anúncio e referência à Eucaristia. Nela o Senhor Jesus dá-se como alimento abundante que sacia a nossa fome física e espiritual.
A pesca abundante está toda ela marcada pela presença da Palavra de Jesus, havendo uma ligação íntima e necessária entre ambas. O que acontece neste episódio reforça a verdade de que não há Palavra sem Eucaristia, nem Eucaristia sem Palavra. Alimentados pela sua Palavra e pelo seu Corpo somos fortalecidos para a missão.
«Quando acabou de falar, disse a Simão: «Afasta-te para águas profundas e lançai as vossas redes para a pesca». Respondendo, Simão disse: «Mestre, toda a noite nos afadigámos e não apanhámos nada, mas perante a tua palavra lançarei as redes».
É depois da Palavra proclamada que Jesus faz o convite a Simão: “Afasta-te para águas profundas”. É um convite a aprofundar a fé, a colocar em prática a Palavra escutada.
Quando escuto a Palavra de Deus na Eucaristia, reconheço que ela me convida a agir? Confio verdadeiramente em Jesus Cristo, e, ao seu convite, lanço as redes e faço a Sua vontade?
Ao ver isto, Simão Pedro prostrou-se aos joelhos de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador».
Ser Cristão leva a prostrar-nos diante de Jesus Cristo e reconhecer que Ele é o Senhor, que faz da nossa vida frágil uma vida fecunda.
Reconheço-me pecador e ao mesmo tempo disponível para receber a graça do Senhor? Reconheço que Jesus Cristo é o meu Senhor ou tenho outros “senhores” que comandam a minha vida?
«Disse, então, Jesus a Simão: «Não tenhas medo! A partir de agora serás pescador de homens». E, depois de conduzirem os barcos para terra, deixando tudo seguiram-no».
Há uma confiança que é pedida: “Não tenhas medo”. Ser cristão é aceitar a missão que Jesus nos propõe sem medo, reconhecendo que a nossa vida é dom para estar serviço do Reino de Deus.
Confio em Cristo e deixo que seja ele a decidir os meus caminhos? Deixo para trás tudo o que me aprisiona a uma vida de pecado e vivo no seguimento de Cristo?
Oração
Senhor Jesus, Tu és O enviado do Pai
e trazes à humanidade a sua mensagem de vida eterna, de vida abundante.
Tu nos queres saciar na abundância do teu amor.
Faz que no meio da multidão reconheçamos os sinais da tua presença.
Que cada vez mais nos deixemos interpelar pelas tuas palavras.
Que tenhamos a coragem e a audácia de, à tua Palavra, lançarmos as redes
e deixarmos tudo para Te seguir.
Que a tua Palavra escrita em nossos corações
nos desafie e envie a anunciar-Te. Ámen.
Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt