Lectio divina para a Solenidade da Epifania (Podcast)

Descarregue o podcast da Lectio Divina no seu telemóvel e faça a sua reflexão em qualquer lugar e a qualquer hora...
Descarregar
https://bit.ly/3rC8uzh

Texto: P. José Henrique
Voz: Filipe Ferreira; Nelson Matias e Faustino Xavier Ferreira

Esquemas alternativos em texto: https://lectio.leiria-fatima.pt

TEXTO

Introdução

Hoje celebramos a Solenidade da Epifania, uma palavra que significa a manifestação ou revelação de Deus. Os magos vindos do Oriente reconhecem em Jesus o Messias, o Filho de Deus que se revela na fragilidade da natureza humana. 

Eles são buscadores. Deixam-se desinstalar para seguir uma estrela. Procuraram Aquele que se manifesta como a Luz que ilumina toda a humanidade. E o seu encontro com Jesus muda-os: voltando para a sua terra, vão por outro caminho.

Vais agora escutar uma passagem do Evangelho segundo S. Mateus.

Palavra de Deus

Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

Reflexão

Através dos detalhes da visita dos magos, revela-se a identidade de Jesus: Ele é o Messias anunciado e esperado pelo Povo da Aliança, que é procurado e reconhecido por aqueles estrageiros que não desistem, mesmo quando, momentaneamente, a estrela desaparece da sua vista. Busco, de verdade, Jesus e procuro conhecê-lo cada vez melhor? Procuro os meios que a Igreja me oferece para crescer na fé? 

Diante de Jesus há diversidade de reações: os magos buscam, Herodes tem medo e rejeita, a cidade fica perturbada, os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo ficam indiferentes mesmo conhecendo todas as profecias… Qual a minha a atitude diante de Jesus e da sua Palavra?

O relato termina com o regresso dos magos à sua terra “por outro caminho”. A partir do encontro com Jesus, somos nós que temos de mudar, de transformar o nosso modo de viver. Procuro que o encontro com Jesus, na celebração da Eucaristia, seja um estímulo para voltar à vida por “outro caminho” e levar comigo a alegria de testemunhar a fé, o amor ao próximo, o acolhimento, as relações de comunhão, a fraternidade, a solidariedade, a partilha, o diálogo, a reconciliação, a paz, o cuidado da criação, o serviço e apoio aos mais pobres, frágeis e marginalizados?

Oração

Senhor Jesus, Luz do mundo, faz-me procurar e reconhecer o dom da tua presença. Como os magos do Oriente, também eu te ofereça o presente de uma vida marcada e transformada pela tua luz. Ámen.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.