Quase dez anos depois, o cancioneiro litúrgico Laudate apresenta-se de cara lavada. Uma nova imagem, uma organização mais fluida, a ausência de publicidade, o acesso livre e sem registos a todas as áreas, são algumas das novas características que os utilizadores podem encontrar no repositório. Além disso, o serviço de envio de email com sugestões semanais de cânticos para a eucaristia, passa a ser gratuito. Tudo isto, num novo endereço: canticos.pt (o anterior era canticos.org).
Desde o princípio da sua criação, no início de 2010, o Laudate afirmou-se como uma das mais importantes ferramentas de apoio à liturgia. Desde então, centenas de utilizadores diários, puderam usufruir dos mais de 1600 títulos que o canticos.pt integra. Para além das respetivas letras dos cânticos, o Laudate tem também partituras, ficheiros áudio e acesso a versões no Youtube. Tudo isto numa organização adaptada para facilitar o acesso.
Antes de ser um website, o Laudate era uma obra impressa, publicada em duas versões — com partituras e apenas a letra — que partiu da iniciativa de uma equipa da diocese de Leiria-Fátima, coordenada pelo padre Vítor Coutinho. Esta obra, que viu o prelo em 2006, também foi um sucesso nacional, tendo sido adoptada por grande parte das comunidades paroquiais para animação do canto nas suas liturgias. Ainda hoje, continua a ser muito requisitada, apesar de esgotada. Por ser uma obra de anos de trabalho e requerer as atualizações normais que o enriquecimento da liturgia obriga, não foi possível dar continuidade a este trabalho por forma a publicar novas edições revistas e aumentadas. Foi essa a razão que levou à disponibilização no digital de todo o acervo que integrava o cancioneiro.
O Laudate continua a ser um serviço prestado pela Diocese de Leiria-Fátima a toda a Igreja. Actualmente, a sua organização está à responsabilidade do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima e mantém-se em permanente actualização.