A Juventude Operária Católica de Leiria-Fátima está a preparar a sua próxima assembleia diocesana para os dias 5 e 6 de outubro, em Pataias.
Nesses dias, a JOC diocesana irá debater e elaborar o seu plano de ação para o próximo triénio, que terá como diretrizes as linhas orientadoras que saíram da Assembleia Nacional, realizada em agosto de 2013, na Figueira da Foz.
A este propósito, recorde-se que, no decorrer da última assembleia nacional, as principias preocupações assinaladas prenderam-se com o desemprego jovem e a vida familiar e em sociedade. Mais do que a situação política atual, considerada “preocupante”, os jovens debateram situações concretas relacionadas com os “falsos” recibos verdes, a atribuição do subsídio de desemprego, a nova vaga de emigração e a atual situação social que origina novas estruturações familiares. Questões relacionadas com o ensino, a motivação para a participação social ou associativa, nomeadamente, nas próximas eleições autárquicas foram outros dos temas abordados na Figueira da Foz, sob o tema geral de “A fé sem obras é morta”.
“Deus desafia-nos a caminhar, com passo firme, sem desalento na subida, sem recuos perante os obstáculos, encontrando saídas e soluções para os percalços que vão surgindo” é o espírito com que, na Diocese, o movimento avança na realização desta assembleia e no planeamento do próximo triénio.