Neste fim de semana, em que retomamos a catequese, damos início ao novo ano pastoral na paróquia do Juncal, para o qual invocamos a força do Espírito Santo.
A este propósito, no passado mês de setembro, o nosso bispo D. José Ornelas convidou a diocese de Leiria-Fátima a reunir em Assembleia e discernir sobre o futuro da Igreja Diocesana sob o tema que nos vai acompanhar ao longo deste triénio pastoral “Pelo Batismo somos Igreja viva”.
Movidos pela alegria de acreditar em Jesus Ressuscitado, somos chamados a desinstalarmo-nos, a superarmo-nos e, tal como Maria, a levantarmo-nos e sair apressadamente para ir ao encontro do outro, abrir as portas das nossas igrejas para deixar entrar e sair em missão, envolver os que não são batizados, mas também aqueles que o são e que se desencantaram com a Igreja.
“Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15): este continua hoje a ser o desafio, para todos os cristãos, mas de modo especial para nós, catequistas.
Ser catequista é dar um testemunho, verdadeiro, alegre, apelativo daquilo que somos e vivemos em Cristo, provocando nos outros o desejo e a necessidade de querer fazer parte da comunidade.